sexta-feira, 9 de maio de 2008

BATALHA NAVAL PARA TERMINAR

Figueira da Foz é o último destino do comboio de alta velocidade chamado FC Porto, já há muito liberto das pressões e exigências de um campeonato onde rapidamente deixou a concorrência a léguas, dando-se ainda ao luxo de não se incomodar com o surripiar dos seis pontos que a CD da Liga entendeu «ardilosamente» proceder.

Jesualdo Ferreira, cada vez mais empenhado em apresentar a equipa mais representativa nas melhores condições em Oeiras, decidiu dar descanso a seis dos habituais titulares.
Espera-se por isso uma actuação serena e descontraída, mas responsável.

Ventura, tudo o indica, vai finalmente ter o seu momento de glória.

Lista dos convocados: Nuno, Ventura, Fucile, Pedro Emanuel, Stepanov, Lino, João Paulo, Marek Cech, André Pinto, Paulo Assunção, Castro, Kazmierczak, Bolatti, Mariano Gonzalez, Adriano, Tarik Sektioui, Hélder Barbosa e Farías.

EQUIPA PROVÁVEL

Local do jogo: Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.
Hora: 19:45 h
Árbitro: Marco Ferreira - A.F. Madeira
Transmissão: TVI

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Para uma imagem diferente do último jogo e acabar da melhor maneira. Força Ventura!
Um abraço

Anônimo disse...

LER,DIVULGAR E MEDITAR:

A dois dias de terminar o campeonato de 2007/08, os argumentistas do Apito Final conseguiram o impensável. Agradar a Gregos e a Troianos. Nem em novelas se idealizam finais tão perfeitos. Senão vejamos.

1. A nação benfiquista regozija

E consegue finalmente alguma alegria numa época tão cinzenta. Afinal Portugal é um país justo. O Pinto da Costa é corrupto.

Não interessa que os tribunais civis decidam o contrário. Não interessa que mesmo a própria justiça desportiva o venha a ilibar no futuro. O que interessa é agora e o agora está muito necessitado de boas novidades, mesmo que estas nada tenham a ver com o Benfica.

2. O FC Porto aceita sereno a retirada de 6 pontos

Numa época em que a retirada de pontos é indiferente seria contraproducente recorrer dentro dos controlados orgãos desportivos que temos. O verdadeiro recurso teria de ser levado para tribunais civis irritando a UEFA e colocando o futebol português em risco de retaliações. E aqui sim o FC Porto seria o clube mais prejudicado. Nem clube nem adeptos conseguem já imaginar o que é não participar na competição que junta anualmente os 32 clubes mais fortes da Europa.

Não recorrer é a decisão mais inteligente para o clube.
Não recorrer é a decisão que não compromete nem o presente nem o futuro.

3. SAD portista mantém a confiança no Pinto da Costa

Outra coisa não seria de esperar. As SAD visam a maximização do lucro e esta decisão é soberba. Não só não se feriram os interesses da SAD como se eliminou a incerteza que pairava sobre as acções.

O pior que existe para as acções de uma empresa cotada em bolsa é a incerteza. Como dizia um meu professor, "para o papel cotado, mais vale um adversidade consumada hoje do que um potencial mal menor amanhã". Neste caso, nem adversidade hoje nem incerteza amanhã. É mesmo expectável que se venha a assistir a uma valorização das acções no curto prazo.

4. E finalmente, Pinto da Costa livre para defender o seu nome

Como dirigente desportivo, nada mudou. Se alguém tinha dúvidas, o seu "não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada" dá uma pista sobre quem continuará a gerir o clube.

Mas com muito mais alcance e deveras muito mais importante, como cidadão, Pinto da Costa pode levar o recurso a qualquer tribunal sem colocar em risco o clube.

Aqui reside a força do FC Porto. O seu presidente chamou a si a defesa do nome do FC Porto com total liberdade para a defender fora do eixo viciado da LPFP e com o clube a salvo de qualquer retaliação.

Não é fácil ser o personagem principal de todos os Apitos à excepção do encarnado - principal não porque seja o mais visado nos processos, não porque tenha efectivamente corrompido o sistema, mas porque matou "o sistema" e instituiu um novo status quo com o "Glorioso" o "Grande", etc. arredado da ribalta. Mas mais uma vez Pinto da Costa provou ser um exímio estrategista.

Nem mesmo os intelectuais da bola viram esta a chegar!
Este desfecho só pode ter sido combinado.

IN FUTEBOLAR

Offline