domingo, 11 de maio de 2008

FOLCLORE NACIONAL

Como se sabe, o processo do Apito Final (versão desportiva do Apito Dourado) produziu, para já na 1ª instância, entre outras, a sanção de perda de 6 pontos na classificação do FC Porto, acrescidos de 150.000 €, bem como a suspensão de dois anos (pena máxima) ao Presidente Pinto da Costa mais o pagamento de 40.000€.

Apesar da petulância com que estes castigos foram anunciados em conferência de imprensa pelo Dr. Ricardo Costa, a montanha acaba de parir um rato, tendo em conta os objectivos claros que este processo- perseguição visavam : A DESCIDA DE DIVISÃO DO FC PORTO E O AFASTAMENTO PERPÉTUO DE PINTO DA COSTA!

O tiro saiu pela culatra, tanto mais que havia quem aspirasse poder vir a beneficiar da distribuição de alguns títulos que não tiveram competência para os obter no terreno de jogo.

O próprio Dr. Ricardo Costa confessou-se muito desiludido por não ter podido oferecer aos dirigentes do seu clube do coração o que estes lhe teriam encomendado.

As suas declarações são, de resto, bem elucidativas: «Se não fossem os regulamentos, os clubes que perdem pontos desceriam de divisão».

Olha a novidade! Todos sabemos que depois do 25 de Abril de 1974 as leis e os regulamentos ganharam uma nova força. As suas aplicações arbitrárias são do tempo da «outra senhora», que como é do conhecimento geral, beneficiou em grande escala os clubes de Lisboa. Veja-se o caso Calabote, que foi irradiado e o clube que o aliciou passou incólume.

Hoje os regulamentos não só evitaram esse tipo de arbitrariedades como também a vontade persecutória de fazer «justiça» ao sabor das conveniências. (Como isso deve ter custado!)

Ainda assim, este apito final, baseado em ficções escritas por Leonor Pinhão sob a pretensa verdade de uma ex-alternadeira tornada escritora, em função da necessidade de angariar o seu sustento, que vira abalado pela zanga com o ex-namorado, enferma de verdade e de isenção.

A Sad portista terá votado no sentido de não recorrer do castigo, por entender que desta forma ficarão melhor defendidos os interesses do clube, uma vez que a perda dos seis pontos em nada afectará o resultado final deste campeonato.

Não perfilho da mesma opinião, por entender que a honra do clube deve ser preservada até às ultimas consequências.

Pinto da Costa prometeu recorrer, no que lhe diz respeito e espero naturalmente que a verdade venha ao de cima e a justiça seja finalmente reposta.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó pentacampeão o que é o clube?O clube são as pessoas que fizeram a sua história e são as pessoas que agora o dirigem.O Presidente e quem o acompanha, se entendessem que a honra e a dignidade estava em causa, teriam tomado essa posição.Isso é o que queriam os nossos inimigos que já perderam as esperanças de competir com nós de igual para igual. O Benfica, vê bem o desespero,já faz apelos a CMVM no sentido de impedir de Pinto Da Costa continuar a presidente da Sad.
Um abraço

Nicolau d'Almeida disse...

Os objectivos primordiais como a descida de divisão e o afastamento definitivo de Pinto da Costa naturalmente que não foram alcançados.

Dói ver esta injustiça do castigo quando se viu clara e cabalmente que os atletas foram Campeões honestamente em campo. Demonstramos a nossa superioridade não só em Portugal como na Europa e no Mundo.

No entanto, compreendo a atitude do FC Porto em aceitar a punição. Como dizia o Rui Reininho, não vale a pena o Porto insistir na defesa da sua imagem pois nada se alterará! Pinto da Costa irá ter a sua defesa e aguardemos pelo que acontecerá. Enquanto isso, era óptimo dedicar mais um título aos que tanto duvidam de nós já no próximo Domingo.

Cumprimentos.