quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MELHORES ARTILHEIROS AZUIS E BRANCOS

Cada geração desportiva tem os seus ídolos. São jogadores capazes de em cada momento estabelecer a diferença. Autores de verdadeiros momentos de magia, ficam gravados na memória, pela determinação, pela arte, pelo saber com que interpretam um dos mais simples e apreciados desportos do Mundo.

Desde que se começaram a disputar os Campeonatos Nacionais em Portugal, que se remonta à já longínqua época de 1934/1935, o FC Porto sempre dispôs de grandes talentos e alguns especialistas na arte de introduzir a bola nas redes adversárias. Por vinte e uma vezes, os «artilheiros» portistas suplantaram a concorrência.

A distinção aos melhores marcadores do Campeonato, só foi instituída uns anos mais tarde, na época de 1952/53, numa criação do Jornal «A Bola», com o troféu chamado «Bola de Prata».

Para trás, ficaram sem prémio jogadores portistas, que nem por isso deixaram de merecer o nosso reconhecimento, como fica expresso na imagem que elaborei com os artilheiros portistas que fizeram jus a este nome por terem sido os melhores marcadores dos Campeonatos Nacionais em que participaram.

(Clicar nas imagens para ampliar)

Destaque para os 6 troféus de Fernando Gomes e os 4 de Mário Jardel.

Como grande Clube europeu, o FC Porto viu também consagrados dois dos seus atletas como melhores marcadores da Europa. A «Bota de Ouro», assim se chama o troféu, instituído pela revista francesa «France Football», para premiar o melhor marcador dos campeonatos europeus, desde 1967/68.

Fernando Gomes (1982/83 - 36 golos e 1984/85 - 39 golos) e Mário Jardel (1998/99 - 36 golos), foram os jogadores portistas consagrados.


AGRADECIMENTO ESPECIAL: Ao amigo Armando Pinto pela disponibilização da foto do Azumir, permitindo desta forma ilustrar fielmente a história dos melhores marcadores portistas. Um bem haja!

5 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Permitam-me uma correcção.

Na época de 1961/62, a Bola de Prata foi também ganha por um ponta de lança portista, eficaz quer no jogo de cabeça quer a jogar com os pés. Marcou nessa época 23 dos 57 golos da equipa e destacou-se na lista dos melhores marcadores.

Refiro-me ao jogador brasileiro Azumir, de quem não consegui a fotografia.

dragao vila pouca disse...

Grandes avançados, alguns dos quais nos fariam um grande jeito. Se pudesse escolher um, escolhia sem hesitar o Fernando Gomes. Pela capacidade goleadora; porque é portista; e porque é da nossa formação.

Um abraço

Sérgio de Oliveira disse...

Meu caro :


Se tivesse que escolher o melhor
- dos que vi jogar -

passava a bola aos meus filhos !


Um abraço

Ricardo de Sousa disse...

Mas que excelente artigo.
Parabéns.

Quanto ao melhor de todos? É dificil a escolha entre o Gomes e Jardel. Mas escolho o primeiro pelos mesmos motivos de que fala o Vila Pouca.
O Domingos fica muito bem aqui.

P.S.- Não contive a gargalhada quando vi o Pena.

Abraço

Anônimo disse...

Esclarecimento sobre Wilson Eduardo



O Sporting, em comunicado oficial, mostrou-se preocupado com o tratamento dado por Record a uma notícia sobre Wilson Eduardo, na qual se escreve que o jogador foi "roubado" (assim mesmo, entre aspas) ao FC Porto, numa simples alusão ao facto ter trocado os dragões pelos leões. Eis o essencial desse comunicado:

"[...] Porque o teor da notícia não corresponde, nem no todo nem em parte, à verdade [...] impõe-se um esclarecimento público: os jovens Wilson Eduardo e João Mário Eduardo, acompanhados da sua mãe, contactaram, no ano 2004, o Sporting, manifestando a sua intenção de virem a representar o Sporting Clube de Portugal, em virtude de terem mudado a sua residência do Porto para Odivelas. O respeito que o FC Porto nos merece levou-nos a solicitar a respetiva prova documental (atestado de residência e declaração da entidade patronal da mãe dos atletas) [...] Deste modo, as transferências dos irmãos Wilson e João Eduardo não podem, mesmo jornalisticamente, ser tratadas como "roubos" do Sporting a quem quer que seja.

Nota da direção: Record estranha o esclarecimento emitido pelo Sporting a propósito da notícia veiculada ontem sobre Wilson Eduardo e lamenta que alguém no clube tenha interpretado mal o que toda a gente entendeu. A.P.

Data: Sexta-Feira, 11 Dezembro de 2009 - 8:10

In record
______


Tenho muitas duvidas que isto se tenha passado assim e entretanto o FCP perdeu dois belissimos valores...