quarta-feira, 10 de junho de 2009

EQUIPAMENTOS, SUA HISTÓRIA - PARTE II

Nos anos 30, o FC Porto deu um toque de modernidade nas suas camisolas, abandonando os baraços nos colarinhos transformando-os em V. Foi assim que em 1934/35 os Dragões arrancaram para a primeira edição do Campeonato da I Liga que venceram.

Com camisolas de cordões e três faixas, branco ao centro, azuis aos lados e sem emblema, e calções azuis, os portistas apresentaram-se no campeonato de 1939/40, sagrando-se bicampeões nacionais.

Já nos anos 50, os cordões nas camisolas voltaram a ser abandonadas para dar lugar ao reaparecimento dos colarinhos em V, mas com gola branca. O emblema entretanto fixara-se na faixa azul da esquerda.


Em 1966 as camisolas perderam os colarinhos tipo pólo, ganhando a forma arredondada a azul.

Também o equipamento alternativo que até então era todo branco (camisola, calção e meias) passou a combinar com o calção azul.

A partir da época de 1975/76, o FC Porto utilizou pela primeira vez equipamentos Adidas. Mantiveram-se as duas faixas largas azuis e uma branca ao centro, com o colarinho em V. As mangas apresentavam um debruado de três tiras finas azuis por cima da faixa branca desde a gola até ao punho, repetindo-se nos laterais dos calções.


Fonte: Equipamentos com História do Jornal A Bola

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, todos os nossos equipamentos são lindos, mesmo que uns, sejam mais bonitos que outros.

Um abraço

Ricardo Vara disse...

Ora viva Dragãopentacampeão! Venho apenas agradecer-lhe os comentários que tem por hábito fazer no 'Paixão Pelo Porto'. Por falta de tempo, acabo por não vir muitas vezes ao seu blog, que aprecio.
Um abraço.

ninja disse...

É muito bom relembrar estes equipamentos que carregam a grande história do nosso clube.

Abraços