quarta-feira, 3 de junho de 2009

OS PRIMEIROS EQUIPAMENTOS

Não são muito precisas as informações disponíveis sobre os primeiros equipamentos do FC Porto.

Supõe-se que António Nicolau de Almeida, tenha escolhido o azul e br
anco por serem as cores da bandeira portuguesa do tempo da monarquia. Para a história ficou registado o jogo inaugural, que foi disputado no Porto durante as comemorações do V Centenário Henriquino. A taça «Cup d'El Rey» com a inscrição de «Football Championship das Cidades de Portugal». Não consta a cor dos equipamentos utilizados.

Já com José Monteiro da Costa, as cores foram sofrendo alterações. As primeiras equipas equiparam de camisola vermelha e calção azul escuro ou de camisola branca com colarinho e punhos vermelhos, conforme fotos dessa época.

Em 1906 a equipa apresentou-se de camisola branca com colarinhos e punhos vermelhos. Na imagem são visíveis dois elementos com camisolas às riscas verticais azuis, a que não será alheio o facto de não ser obrigatório, à época, equiparem todos de igual

Em 1907 esta equipa apresentou-se equipada de camisola vermelha e calção azul escuro, tipo ganga. José Monteiro da Costa é o último na fotografia em cima, da esquerda para a direita

Andava-se então em discussão para definir o equipamento a usar. Havia quem sugerisse algo parecido com o Arsenal de Londres: encarnado, branco e azul. Houve também os adeptos da cor verde por se tratar das cores da bandeira da Cidade do Porto.

Monteiro d
a Costa entendeu que deveriam ser as cores da monarquia - azul e branco da «bandeira da pátria», como nos dias de António Nicolau de Almeida, ainda porque alimentava a esperança de que o clube havia de ser grande, não se limitando a defender o bom nome da cidade, mas também o de Portugal em pugnas desportivas contra estrangeiros.

Só em 1909, foi aprovada nos estatutos a determinação que estavam apenas permitidas as camisolas azuis e
brancas, quer em jogos quer em treinos. As listas eram ainda fininhas, mas ao longo dos anos evoluíram entre mais ou menos estreitas até se fixarem em duas listas verticais azuis, com a central branca. Os calções variaram entre o preto e o azul escuro, até se fixarem no azul igual ao da camisola.

A equipa campeã de 1924/25 com equipamento de acordo com os estatutos de 1909


Fontes: Equipamentos com história, do Jornal A Bola; Figuras & Factos - 1893/2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

2 comentários:

Jorge disse...

Parece impossível, mas ainda ontem a minha namorada, benfiquista de quantos costados tem, fazia menção ao facto do FCP ter jogado de vermelho no início da sua vida, facto que já conhecia, mas que o resto da família dela nem tanto. Disse: "um dia destes vou à net e descubro um desses equipamentos!" cá está ele :)

dragao vila pouca disse...

Sempre o azul e o branco a predominar.
Os nossos fundadores tinham bom gosto...

Um abraço