terça-feira, 10 de julho de 2007

APITO ABAFADO - SINFONIA Nº8

A relação de Veiga enquanto accionista da Sad do Estoril e simultaneamente director da Sad dos lampiões fez correr alguma tinta mas nunca se chegou aos "finalmentes"!

Tráfico de influências? Mais algumas beijocas?...

Parece que o MP está pouco preocupado. As suas atenções estão dirigidas noutro sentido!

Jornal de Notícias - 13.01.06

ACÇÕES DO ESTORIL GERAM CONTROVÉRSIA

José Veiga em apuros

Se for provado que produziu "informações falsas", o Código das Sociedades determina prisão e multa . Desportivamente, a legislação é omissa e não prevê qualquer tipo de sanção .

José Veiga, director-geral do Benfica, pode estar sujeito a prisão até três meses e multa até 60 dias, caso se prove que prestou informações falsas em relação à sua situação de accionista no Estoril.

No ano passado, Veiga anunciou a venda de 37% das acções, pouco depois de assumir o cargo de director-geral da Benfica SAD, mas agora aparece como protagonista da venda dos mesmos 37% das acções à João Lagos Sport, na operação que pode salvar a Estoril SAD de falência.

Os problemas com José Veiga são extensivos à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que poderá puni-lo com uma multa - susceptível de atingir um limite de 2, 5 milhões de euros - por alegada falta de transparência no processo de transacção de acções no Estoril.

A ligação entre José Veiga, director da SAD do Benfica, e José Veiga, accionista da SAD do Estoril, é hoje cada vez mais evidente e também mais incómoda. João Lagos admite as negociações com a administração da SAD estorilista, mas recusa-se a divulgar a quem vai eventualmente comprar as acções da Estoril SAD. António Figueiredo irrita-se e diz que não fala de Veiga, mas não esclarece quem é o proprietário de grande parte do capital social da empresa que administra.

O país futebolístico, esse, continua a fingir que nada se passa. Cunha Leal respira de alívio porque os regulamentos da Liga são omissos. Figueiredo, há uma semana, quando o final do Estoril parecia inevitável, responsabilizou publicamente Veiga, para agora inflectir o discurso...

Mais difícil, porém, é manter a fantasia no chamado mercado de capitais, tendo a CMVM garantido que investigará como é possível José Veiga vender agora 37% de acções do Estoril que o próprio Veiga anunciou ter vendido há mais de um ano. E isso será muito mais difícil de resolver com uma simples estalada.

Um comentário:

Paulo Pereira disse...

Mais um - e são tantos - casos que aparentemente caem no esquecimento. Esse campeonato ganho pelo benfica, da forma que se sabe e vai descobrindo, devia ficar conhecido como o campeonato da VERGONHA. Espantosa a colaboração voluntária de tantas entidades na elaboração da trama, k redundou na vitória encarnada. E, como dizes, continua tudo a assobiar para o alto...