quarta-feira, 11 de julho de 2007

A CLASSE E O PESO DOS EUROS

O encaixe de cerca de 70 milhões de euros, até ao momento, é o resultado lógico, num clube que sabe como ninguém valorizar os seus atletas.

O FC Porto é de há umas épocas uma montra privilegiada para os que ambicionam outros patamares de vencimentos e mordomias que só os tubarões do futebol europeu podem proporcionar.

Aspirar à manutenção dos que, todos os anos, se evidenciam e atraem a cobiça dos poderosos é um exercício de pura utopia. Não nos podemos esquecer que o país é pequeno, sem grandes recursos e sempre governado com irresponsabilidade e incompetência, razão pela qual jamais teremos clubes de futebol capazes de ombrear, em termos financeiros, com os grandes da Europa.

Este ano já perdemos algumas jóias da coroa (Anderson e Pepe) por valores irrecusáveis e por ventura ainda outros poderão seguir o mesmo caminho, pois como sabemos, Quaresma e Lucho estão a ser assediados e por muito que nos custe vê-los partir esse será afinal o epílogo lógico da classe que patenteiam. Prefiro que saiam a ficarem contra a vontade, arrastando-se em campo e a provocar mau ambiente, como no passado nos casos de Costinha, Derlei e Maniche.

Ficaremos provavelmente mais pobres em termos competitivos mas menos pobres em termos financeiros.

Urge tratar das finanças e o momento é propício. Saber aproveitar é uma virtude. Falta saber se os responsáveis terão bom senso na aplicação da receita.

Quanto ao plantel não vou fazer grandes conjecturas, por enquanto, pois nem sempre o que parece se concretiza.

Os nomes sonantes podem não render ou não se adaptarem e os desconhecidos podem surpreender.

No passado recente nomes como Seitaridis, Diego e Luis Fabiano, por exemplo, foram decepções.

Por isso não embandeiro em arco com as aquisições. Aguardo serenamente o resultado do trabalho que a equipa técnica está a realizar, com a confiança do costume, triste naturalmente pela saída das "pérolas" mas ao mesmo tempo orgulhoso por este clube que tem este dom especial de dar a conhecer ao mundo a classe e o talento de muitos e bons atletas.

Reconstituir a equipa é a aposta que se segue. Sei que não é fácil mas também sei que para os lados do Dragão tem sido uma tarefa geralmente bem sucedida. Os títulos falam por si!

2 comentários:

KSP disse...

LOL
q transmissao de pensamento..
escrevemos sobre a mesma coisa ...

Paulo Pereira disse...

É como dizes. Apesar de perdermos as pérolas, encaramo isso com naturalidade. Se a nível desportivo o Porto nada deve a ninguém, o mesmo não se passa no camo financeiro. Contudo, esta sangria não tem impedido a nossa hegemonia a nivel nacional e o panorama, mesmo que contra muitos, continuará a ser assim. Contratamos barato, descobrimos excelentes jogadores, conquistamos títulos e depois realizamos grandes vendas. Poderia ser um manual de bem gerir um clube.

Um abraço,