quarta-feira, 11 de março de 2009

VOCAÇÃO EUROPEIA

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

Com a igualdade conseguida no jogo de hoje, o FC Porto garantiu, após um interregno de quatro épocas, a passagem aos quartos de final da Champions League.

Num jogo em que cabia ao Atlético procurar o golo, já que a igualdade a dois consentida no seu estádio dava vantagem aos portistas, foi o FC Porto que começou a impor o ascendente, empurrando os colchoneros para junto da sua área.

Foram 30 minutos de pressão alta, de domínio e controlo das operações mas sem grandes ocasiões de golo. O remate mais perigoso saiu dos pés de Fernando que em posição frontal à baliza, à entrada da área fuzilou obrigando o guarda-redes contrário a aplicar-se. Bruno Alves de livre já tinha assustado os espanhois.


O Atlético mantinha-se numa toada prudente, resguardando o seu reduto, incapaz de incomodar Helton. Com Diego Forlan no banco, os madrilenos apostavam no erro dos Dragões que felizmente nunca surgiu e só após a meia hora inicial conseguiram equilibrar no meio campo.

No reatamento continuou o equilibrio mas foi o FC Porto que acelerou na procura do golo da tranquilidade que poderia ter surgido em várias ocasiões. Duas bolas nos ferros e algumas defesas apertadas de Leo Franco, que tal como em Madrid, voltou a salvar a sua equipa da derrota, contribuiram para o nulo final no marcador.

O Atlético saiu do Dragão com um empate lisonjeiro que todavia não evitou a eliminação mais que justa, pois no conjunto da eliminatória foi evidente a superioridade do FC Porto.

Como se previa Simão e Assunção foram vaiados todo o jogo e Maniche foi brindado com aplausos. A justiça portista a funcionar!

Não é fácil destacar uma exibição mais conseguida numa equipa que actuou num ritmo elevado com muita personalidade, muito unida, solidária, de enorme controlo emocional. Porém, acho que é da mais elementar justiça premiar Raúl Meireles que esteve simplemente impecável.

Esta importante vitória coloca-nos entre as oito melhores equipas da Europa, dá prestigio e milhões.

Agora..., venha o diabo e escolha!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O sonho continua...

Com dificuldades, com sofrimento, mas com uma justiça, que nem os nossos piores inimigos, ousarão, questionar. Fomos melhores, muito melhores, no conjunto das duas-mãos e só um super Leo Franco, evitou hoje, tal como em Madrid, que o F.C.Porto ganhasse...tranquilamente.
Depois de uma primeira-parte pouco brilhante, em que apenas controlou e deixou a bola ao adversário, que nunca criou perigo, o F.C.Porto arrancou para uma segunda metade de grande qualidade e superioridade, que por só por acaso, não lhe deu a vitória que merecia e que nos teria poupado a um sofrimento, que durou até ao último minuto.

É preciso recordar, que para aqui chegarmos foi preciso passar por muito, estivemos caídos e até fomos maltratados - após o Arsenal em Londres -, mas com a alma, raça e espírito do Dragão, levantamo-nos, demos a volta por cima e estamos a fazer a melhor campanha, depois da conquista histórica, da C.League de 2004.
Uma pergunta: alguém pode chegar aos oito melhores da Europa, com um plantel fraco? Não, não pode! Como disse há meses atrás, não temos o melhor plantel do Mundo, mas também não é tão fraco, como o pintam alguns.
Agora venha o Diabo e escolha, na certeza porém, vão ter de dar tudo, para passarem por cima de nós.
Não posso esconder a alegria por este feito. Mais uma vez respondemos dentro do campo, às faltas de respeito, às insinuações torpes e ordinárias, às campanhas dos medíocres e invejosos, dizendo alto e em bom som, que somos de longe, o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS.

Um abraço

Ultras FCP disse...

Cada dia que passa, eu mais me orgulho desta equipa do FC Porto, que apesar de passar por algumas fases menos boas, encontra-se actualmente com uma postura em campo mais madura, mais segura, com mais precisão, com jogadas construtivas e passes de bola excelentes, com uma visão de jogo extraordinária, muito organizada, é uma equipa feliz em campo sem dúvida dá gosto ver uma equipa assim a jogar.

http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com