quarta-feira, 8 de julho de 2009

EQUIPAMENTOS, SUA HISTÓRIA - PARTE VI

Na época 2007/2008, o novo «look» portista denunciava o resultado de uma equilibrada combinação entre o clássico e a irreverência do moderno design que evoca um regresso às origens numa paradoxal novidade, em mais uma criação da marca norte-americana Nike.

As riscas verticais que recuperam terreno no tronco e nas mangas, expuseram a principal característica do equipamento principal, realçada por pormenores de esmero criativo, como a bainha de nastro laranja e o dragão da mesma cor estampado na parte de trás do colarinho, que passa a dispensar a tatuagem no braço.


Numa equilibrada proposta que faz a ponte entre o passado e o presente, o equipamento alternativo apostou no branco, enriquecido com raras linhas finas verticais azuis, destacando um V azul na linha do pescoço, reformulando a tradicional silhueta do FC Porto, acrescida de dois detalhes comuns ao equipamento principal: a bainha e o dragão na parte de trás do colarinho, ambos azuis.


Na época 2008/2009 os equipamentos apresentaram alguns novos pormenores deliciosos, mantendo a inspiração de sempre, baseada na vocação vitoriosa.


Um equipamento principal elegante e moderno, com listas azuis e brancas uniformes e com colarinho azul em forma de V. As mangas e bainhas apresentavam pequenos detalhes em laranja.


O alternativo foi inspirado na águas azuis que banham a cidade do Porto. Trata-se de uma versão azul-turquesa.

A parte exterior do colarinho de ambas as camisolas mostravam o slogan: «A VENCER DESDE 1893». Na parte interior do colarinho podia ver-se um dragão, referência ao emblema e símbolo do Clube. As meias tinham estampadas a sigla FCP.

Fonte: Revista Dragões

4 comentários:

Jorge disse...

excelente série de artigos! como coleccionador de camisolas tinha ideia de fazer algo semelhante mas agora não vale a pena porque não conseguirei atingir o teu nível. já agora, tens prognósticos para os de este ano? o secundário consta que é um mockup, por isso estou aberto a ideias...se seguir o conceito da nike que se tem visto no arsenal e no psg, temos um equipamento alternativo escuro com linhas finas um pouco mais claras, mas quanto ao principal...anda tudo com muito secretismo...

Ricardo de Sousa disse...

Vejam alguns dados da gestão do FCPORTO SAD em
http://carregaporto.blogspot.com/

Anônimo disse...

Estes trabalhos sobre os equipamentos também vêm no livro? Que pena ser só até 1969 senão teria casos curiosos,mais, como o que acabo de ler no Bibó Porto Carago, dum filme antigo. Fala mais um pouco do livro, para sabermos e possivelmente nos entusiasmar.

dragao vila pouca disse...

Todas as camisolas são lindas, mas as desta época!...

Um abraço