quarta-feira, 29 de julho de 2009

PARADA DE ESTRELAS

MIGUEL SISKA húngaro de nascença, naturalizado português, de nome originário Mihaly Siska, estreou-se com 18 anos, para defender a baliza portista em 1923. Foi trazido para o FC Porto, do Vasas de Budapeste, pelo treinador e compatriota Akos Tezler.

Alto e de grande envergadura física, Siska foi considerado o mais portentoso guarda-redes de sempre. Foi o primeiro grande guarda-redes que alinhou em Portugal.



Rezam as crónicas que o título de Campeão de Portugal que o FC Porto conquistou em 1924/25 se deve principalmente à sua magnífica e inesquecível exibição frente ao Sporting, em Viana do Castelo, cujo resultado final foi de 2-1. Foi o indiscutível guarda-redes do FC Porto durante mais nove temporadas. Só voltaria a ser campeão nacional, com Szabo, em 1931/32.

Terminada a carreira de futebolista, tornou-se treinador no FC Porto, conquistando o primeiro Campeonato Nacional, em 1934/35, repetindo o feito na época seguinte, 1935/36.


Morreu aos 41 anos de idade, quando desempenhava as funções de funcionário da secretaria do FC Porto.


Fonte: Revista Dragões

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

É, meu caro, eu não conheci, mas tenho pena, porque já me disseram muito bem dele. Dizem que estava avançado para a época e era um guarda-redes que fazia a diferença.
Às vezes vale a pena perder um tempito a ouvir estas histórias pela voz de pessoas que viveram os acontecimentos. É pena que com a lei da vida, os contadores sejam cada vez menos...mas ainda há alguns.

Um abraço

Ricardo de Sousa disse...

Caro DragãoPentacampeão,

O senhor é um manual de história do FCPORTO.
Parabens. Conhece os antepassados portistas como ninguém.
Acerca do Miguel Siska só o conheço por livros. Ouvi muito pouco sobre ele.

Abraço