quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PARADA DE ESTRELAS

ACÁCIO MESQUITA estreou-se na equipa principal do FC Porto em 1927, frente ao Sport Progresso (2-2), no Estádio do Lima. Foi também um produto da escola de infantis dos anos 20.

Tal como Valdemar Mota, tornou-se rapidamente popular, revelando-se desde as primeiras actuações, um avançado centro demasiado rápido para os defesas da época, com reflexos velozes e imprevisíveis e dotado de uma técnica apurada e subtil, capaz de transformar a competição em arte.



Foi campeão infantil, campeão regional do Norte (várias vezes), campeão de Portugal, em 1932 e campeão da 1ª Liga. A primeira internacionalização conquistou-a com apenas 17 anos.

Acácio Mesquita era um verdadeiro atleta e um apaixonado pelo desporto em geral. Naquele tempo era comum alguns jogadores de futebol acumular esta modalidade com outras do seu gosto.


Este ecléctico atleta praticou também, em simultâneo, ao mais alto nível, atletismo e basquetebol. Foi recordista nacional do triplo-salto, dos 110 metros barreiras e dos 4x100 metros, tornando-se assim um símbolo do Clube.

Já na década de 50, na inauguração do Estádio das Antas, comandou o desfile dos atletas mais representativos do FC Porto. Viria a falecer logo a seguir, em 1952.


Fontes: Revista Dragões; Figuras & Factos, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Sobre o Acácio Mesquita vou dizer o que disse sobre o Valdemar Mota e o Siska: foi, um dos primeiros craques portistas, mas só com os arquivos à frente é que posso comentar.

Um abraço