quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BAÚ DE MEMÓRIAS

Com 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças das Taças, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças da Europa, 17 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal e 15 Supertaças António Livramento, num total de 51 títulos que faz do hóquei em patins do FC Porto o mais ganhador em Portugal e o segundo da Europa, atrás do Barcelona.

HEXA E HEPTA DOIS NOVOS VOCÁBULOS SOBRE RODAS

O hóquei em patins portista tem sido pioneiro na obtenção de marcas nunca antes conseguidas no Clube, alcançando títulos tão históricos quanto inéditos, não só em termos de Clube como também em termos de modalidade em Portugal.

A hegemonia conseguida tem ido muito para além das expectativas, de tal forma que o domínio na última década foi quase absoluto. O ritmo impressionante de títulos conquistados que a equipa de hóquei sobre rodas nos tem proporcionado já fez enriquecer o léxico portista com dois novos vocábulos, Hexa e Hepta.

Por várias vezes a Federação modificou a fórmula do campeonato bem como os regulamentos e a todas o FC Porto respondeu de uma única forma: VENCER.

Os conjuntos orientados por Franklim Pais, sob a vice-presidência de Ilídio Pinto e a direcção de João Baldaia foram os principais responsáveis deste historial que muito nos orgulha.

O Hexacampeonato aconteceu nessa época ainda não muito distante de 2006/2007. Depois de 31 jornadas constituídas pelo Campeonato Nacional da 1ª divisão e os play-off de acesso à final, registando apenas uma derrota, o FC Porto encontrou o Benfica para discutir o título. Num play-off final à melhor de três o FC Porto cilindrou o adversário arrumando a questão em apenas três jogos com três vitórias (3-2 em casa, 2-3 fora e 5-0 de novo em casa).

Nesta final, também aconteceu história por motivos extra competição. A polícia, a mando do presidente encarnado, barrou a passagem da camioneta das claques portistas que pretendiam assistir ao 2º jogo, na portagem já em Lisboa, obrigando-as a regressar ao Porto, impedindo-as de prestar o caloroso apoio à equipa. Mas a classe e superioridade portista supriram essa hipotética dificuldade averbando uma vitória ainda mais saborosa.

O último jogo, disputado em Fânzeres, casa habitual dos portistas, foi uma jornada gloriosa que terminou com um resultado expressivo, claro e inequívoco. Os Dragões, bem apoiados pelo seu público brindaram o seu adversário com cinco golos sem resposta.

Edo Bosh e Nelson Filipe (Guarda-redes); Filipe Santos, Reinaldo Garcia, Ricardo Ferreira e Pedro Moreira (defesas-médios); Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia, Pedro Gil e Jorge Silva (Avançados) formaram o plantel Hexacampeão Nacional.

O Heptacampeonato registou-se na época passada (2007/2008). Este acontecimento para além de assinalar um feito histórico, a vitória de sete Campeonatos Nacionais consecutivos, conseguindo o segundo melhor registo no panorama desportivo português, só ultrapassado pelos doze campeonatos seguidos do pólo aquático do Salgueiros, teve um sabor especial pelo facto de ter sido selado em pleno pavilhão do inimigo. Falo evidentemente do pavilhão da Luz e do clubezeco seu proprietário. O sublinhado faz todo o sentido porque mais uma vez ficou demonstrada a mentalidade arruaceira e cobarde dessa corja, que sem argumentos técnicos para derrubar os Dragões, fizeram arder a camioneta que transportou os adeptos portistas, enquanto estes assistiam a mais uma vitória. Tal acto passou impune a despeito de uma PGR muito lesta a acusar quando o alvo a atingir é de outra côr.

Neste play-off final o FC Porto venceu por 3 jogos contra um (6-0, 3-2, 5-3 e 3-4), selando o 17º título nacional.

Edo Bosh e Nelson Filipe (Guarda-redes); Filipe Santos, Ricardo Figueira e Pedro Moreira (defesas-médios); Ricardo Oliveira, Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia, André Azevedo e Jorge Silva (Avançados) formaram o plantel Heptacampeão.


Queremos continuar a enriquecer o léxico portista! Por isso esperamos com confiança o Octacampeonato.

4 comentários:

Anônimo disse...

very nice! hahahahaha

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Anônimo disse...

help me.

dragao vila pouca disse...

É uma homenagem justa e merecida, que eu também vou fazer, recordando a 1ª taça dos Campeões de Hóquei conquistada pelo F.C.Porto.
Um abraço