quarta-feira, 22 de outubro de 2008

BAÚ DE MEMÓRIAS

Comecei esta rubrica com os êxitos pós filiação no Clube, que recordo aconteceu no ano de 1969.
Evocadas que foram as conquistas, para mim mais emblemáticas, também os palcos dos sonhos, é agora a vez dos timoneiros.

OS PRESIDENTES DA MINHA FILIAÇÃO (PARTE I)

Três foram os Presidentes que conheci e acompanhei desde 1969, razão pela qual decidi dividir este tema por outras tantas partes.

AFONSO PINTO DE MAGALHÃES

Era o presidente do FC Porto no ano em que me tornei sócio.

Banqueiro de profissão, foi um portista dedicado ao seu Clube. Ocupou cargos de Presidente do Conselho Fiscal nos biénios de 1955/56 e 1965/66 e de Presidente da Direcção em dois mandatos, de 1967 a 1971.

Como Presidente teve uma acção especialmente relevante na melhoria das instalações envolventes do Estádio das Antas.

Com ele, o FC Porto viu nascer o primeiro pavilhão gimnodesportivo, destinado às actividades amadoras, um espaço amplo coberto onde passaram a treinar várias modalidades, até aí dispersas pela cidade e arredores.

Foi também com ele que surgiu o complexo de piscinas cobertas que substituíram o tanque existente, dando um impulso importante à modalidade. Mandou construir novas bilheteiras na frente do Estádio, mais propriamente na Praceta das Antas facilitando o acesso dos espectadores com o aumento dos postos de venda.

Em Maio de 1967 inaugurou a Sala-Museu, na Sede do Clube, que ficava na Praça General Humberto Delgado, onde foram exibidos cerca de 2600 troféus.

Inaugurou nas Antas o primeiro Posto de Estomatologia instalado em clubes portugueses. Dotou o interior do Estádio das Antas com novas estruturas (Bares, Ginásios, Gabinetes, etc.).

Em termos desportivos não foi muito feliz. Os famosos torneios de Limoges em juniores e a Taça de Portugal da época 1967/1968 (a terceira do historial) foram as principais conquistas. A pior classificação de sempre aconteceu também sob a sua presidência, o nono lugar no campeonato mais a eliminação nas Antas, pelo Tirsense, da Taça de Portugal de 1969/1970.

Na foto a equipa que venceu a Taça de portugal em 1967/1968. Da esquerda para a direita, em cima: Valdemar, Atraca, Pavão, Bernardo da Velha, Sucena e Américo; Em baixo: Jaime, Djalma, Custódio Pinto, Gomes e Nóbrega.

Foi nomeado Presidente Honorário em 1893 por decisão da Assembleia-geral.

Faleceu a 29 de Janeiro de 1984. Enquanto Presidente do FC Porto, fez erguer no cemitério de Agramonte o Mausoléu, onde repousam vários nomes sonantes do Clube: Acácio Mesquita, Avelino Martins, Artur de Sousa (Pinga), José Maria Pedroto e Fernando Pascoal das Neves (Pavão), entre outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta não foi a equipa que jogou a final da Taça de 1968, mas a que disputou a meia-final no jogo com o Benfica nas Antas (3-0), depois de ter havido um empate, a 2-2, na 1ª mão na Luz. Na final, em vez do Sucena, jogou o Bernardo da Velha.

Anônimo disse...

...aliás, em vez do Sucena, jogou o Rolando. O Bernado jogou em ambas oas ocasiões.