domingo, 5 de outubro de 2008

ORGULHO FERIDO... LEÃO COMIDO!


FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto redimiu-se hoje em Alvalade do fracasso da ultima Quarta-feira, ao conseguir o triunfo.

Contrariando a tendência dos confrontos anteriores, comandados por Jesualdo Ferreira, o pessimismo de alguns portistas (eu incluído) e até o momento menos bom que a equipa atravessa, os Dragões, sem rubricarem um futebol perfeito, colocaram no terreno alguns atributos que estiveram ausentes noutras alturas. Refiro-me à atitude, ao empenho, à solidariedade e ao espírito de sacrifício.

O Porto entrou sereno no jogo, com o dispositivo habitual, num 4x3x3 mas desta vez com Tomás Costa pela direita no apoio a Sapunaru e aos dianteiros Lisandro e Rodriguez. Este esquema desenhado por Jesualdo mostrou-se eficaz na cobertura dos espaços defensivos manietando o avanço do adversário.

Ainda que as transições defesa-ataque não estivessem a sair perfeitas face aos erros no ultimo passe, O FC Porto conseguiu por em respeito o Sporting que pareceu nesta fase do jogo muito receoso. Os azuis e brancos lograram marcar por Lisandro que finalmente acertou com a baliza, depois de uma disputa de bola de Tomás Costa com Grimi em que o jogador leonino ficou a gritar encenando uma falta que não existiu enquanto o portista prosseguiu a jogada.

O Sporting reagiu ao golo sofrido e dez minutos volvidos Tomás Costa cometeu inadvertidamente uma penalidade escusada, que Lucílio Baptista assinalou de pronto.

O Porto não se amedrontou e continuou serenamente a desenvolver o seu futebol, até que Bruno Alves aproveitou um livre directo para fazer o segundo golo e colocar de novo o Porto em vantagem.

Na segunda parte tudo foi diferente. O Sporting a jogar em casa tinha naturalmente que correr atrás do prejuízo aparecendo mais dinâmico no ataque, mais pressionante, mais ousado mas também a abrir espaços lá atrás. O Porto respondeu então com espírito de sacrifício, entreajuda e coesão, sobretudo na defesa, mas não soube explorar convenientemente o adiantamento do Sporting. Teve várias oportunidades para matar o jogo ao aparecer em superioridade numérica perto da área leonina, mas a precipitação, a ingenuidade e a ineficácia evitaram que o resultado se avolumasse.

Vitória em todo o caso justa onde os destaques positivos vão para Nuno, Bruno Alves, Fernando e Lisandro Lopez.

Esta equipa demonstrou algumas fragilidades já conhecidas e necessita de tempo e muito trabalho para aperfeiçoar dinâmicas de jogo. Há jogadores que ainda não se encontram no melhor da sua forma e outros que procuram adaptar-se. Para já esta vitória guinda-nos provisoriamente ao 1º lugar que é afinal aquele que continuamos a ambicionar.



2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nem era caso para depois de Londres - exibição horrorosa, disse-o até, Jesualdo - pensarmos que eramos os piores do Mundo, também agora, não é o caso de pensarmos que já está tudo bem, só porque ganhamos em Alvalade.

Mas que foi muito reconfortante sentirmos que temos equipa, homens e profissionais, com vergonha na cara, capazes de se levantarem e provarem, que a notícia da morte do F.C.Porto era manifestamente exagerada.
Não vou falar de quen jogou melhor ou pior, porque só me interessa falar da equipa unida, solidária, com espírito do Dragão que ganhou em Alvalade.
Ainda não ganhamos nada, mas à 5ª jornada e depois de já termos ido à
Luz e a Alvade estarmos em 1º lugar...é muito bom!
Uma palavra de apreço a todos os que na terça-feira cairam com a equipa, mas que se levantaram e passaram logo, a apoiar, incentivar, moralizar.
Com estes portistas, felizmente, há muitos, o futuro do F.C.Porto será sempre, grandioso.
Um abraço

Ultrasfcporto disse...

SAUDAÇÕES PORTISTAS

Visitem o nosso blog, deixem o vosso comentário, o seu conteúdo básico é principalmente dedicado ao F.C. PORTO clube que amamos e para sempre vamos seguir, temos também algum humor á mistura, com algumas imagens e vídeos caricatos e outras notícias bastante interessantes.
Temos muito gosto e fazemos muita questão que o link do nosso blog, fosse publicado na página do vosso blog, que desde já achamos deveras interessante e bastante informativa, como não podia deixar de ser de outra forma, ou não fossem vocês fieis PORTISTAS.

http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

ATÉ BREVE
ORGULHOSO EM SER TRIPEIRO


nota: o vosso link já está na nossa página