sábado, 7 de março de 2009

AGITAÇÃO DO MAR TEVE BOM PORTO

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto deu hoje mais um sinal de querer vencer este campeonato ao derrotar categoricamente o Leixões no seu reduto por margem que não deixa dúvidas.

A deslocação que se antevia difícil acabou por ser um passeio já que os matosinhenses nunca foram capazes de travar a melhor organização portista. Fortes na defesa e rápidos no ataque, o FC Porto obrigou o Leixões a abrir espaços e a permitir que os avançados portistas aparecessem com perigo perto da sua área. Em dois minutos Hulk e Farías desperdiçaram duas ocasiões. Os vareiros só de meia distância tentavam a sua sorte.

Aos 22', na sequência de um canto, a mão do defesa Hugo Morais antecipa-se à cabeça de Rolando, provocando grande penalidade inequívoca que o árbitro da partida prontamente assinalou. Lucho Gonzalez chamado à marcação, atirou colocado ao lado direito não dando hipóteses de defesa.

Até final do primeiro tempo Farías ainda dispôs de nova oportunidade mas atirou ao lado.

No reatamento o Porto voltou dominador e cinco minutos volvidos Hulk, aproveitando um atraso deficiente de Laranjeiro, interceptou a bola correu para a área e fuzilou para o segundo golo.

O Leixões acusou o novo golpe acentuando-se o domínio portista até final com mais oportunidades a surgirem.

Meireles concluiu uma das melhores jogadas portistas, para o terceiro e Farías de cabeça fechou a contagem para os Dragões. O resultado sofreria ainda alteração com um brinde de Helton no último minuto da partida. Com a bola perfeitamente dominada nas suas mãos, o brasileiro tropeçou nas pernas de Cissoko e na queda largou a bola que ficou à disposição de Diogo Valente que agradeceu a oferta. Mais um frango incrível.

A actuação portista teve alguns momentos brilhantes mas esteve longe de ser perfeita. Jesualdo surpreendeu ao deixar Lisandro no banco e com o avolumar do resultado pode ainda fazer descansar na parte final da partida Hulk e Lucho.

As melhores exibições dos Dragões pertenceram a Fernando, Lucho e Hulk.







2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Um Porto de Honra.

Magnífica exibição, que na segunda-parte, teve períodos de grande brilhantismo. Um Campeão muito forte colectivamente - difícil por isso destacar alguém -, banalizou o Leixões, que pareceu uma equipa fraca, coisa que o conjunto de José Mota, não é.
Foi um Porto corajoso, audáz - Jesualdo ao meter Tomás Costa, reconheceu , que errou contra o Sporting -, que mostrou a sua faceta de grande equipa.
O jogo mostrou também, que há banco, que com mais minutos e mais confiança, temos jogadores para compensar lesões, castigos ou abaixamentos de forma.
Muita pena, mesmo muita pena, que o público do Dragão, raramente tenha oportunidade de ver, este Porto que fora de portas, parece outra equipa.
Grande apoio dos adeptos portistas que invadiram o Mar.

Um abraço

Eu não destaquei ninguém para não ser injusto. A esses que citaste, não achas que faz falta, o Bruno Alves?

Dragaopentacampeao disse...

Caro Vila Pouca, os números que este jogo proporcionou, não ilude as deficiências que esta equipa possui.

Considero que a exibição global foi bastante positiva não só no aspecto técnico como também em termos de atitude que eram os dois factores mais importantes para sair da Matosinhos com uma vitória.

Contudo, como fiz reflectir na minha análise ao jogo, a exibição tendo momentos de brilhantismo (a jogada do terceiro golo é ilustrativo), não foi perfeita.

Não me parece que Tomás Costa, Mariano Gonzalez e Farías tenham tido exibições assim tão conseguidas.

Não destaquei Bruno Alves porque os centrais permitiram que o Leixões fizesse perigar as nossas redes em lances na sua jurisdição (estou a lembrar-me, por exemplo de uma cabeçada de Joel que só não deu golo porque o remate saiu ligeiramente acima da barra, com Helton impotente).

Para evitarmos golos do Atlético no Dragão a nossa defesa terá de ser menos permissiva.

Um abraço