domingo, 19 de julho de 2009

CHAPA TRÊS - APRESENTAÇÃO E HOMENAGEM

O fim de tarde de Sábado passado foi de regresso ao palco de emoções, o nosso muito bonito anfiteatro Estádio do Dragão, para assistirmos a mais um espectáculo com a chancela de um dos melhores Clubes do Mundo: O FC Porto.

Espectáculo bem preparado, bonito, onde não faltou graciosidade, alegria, emoção, algumas lágrimas, apresentação de caras e equipamentos novos, futebol e golos. Enfim, todos os condimentos essenciais a um fim de tarde e noite muito bem passados.

A já conhecida dança do Dragão abriu a exibição, perante uma plateia que ia engrossando à medida que os ponteiros do relógio avançavam. Seguiu-se a entrada de umas bolas gigantes transparentes, conduzidas no seu interior por elementos femininos, que para além das coreografias apresentadas, emprestaram graciosidade ao evento, especialmente quando abandonaram os ditos esféricos e nos presentearam com uma dança.

Seguiu-se a entrada no terreno de duas camisolas gigantes, representando as camisolas dos equipamentos para esta época, o principal(azul e branco) e o alternativo (laranja). Do seu interior saiu todo o plantel, que, um a um foi sendo chamado pelo speacker de serviço, para se posicionarem numa plataforma azul, previamente montada para o efeito.

Terminada a apresentação dos jogadores, onde foi notada a ausência de Cissokho, que viu confirmada nas últimas horas a sua transferência para o Lyon de França, bem como a presença dos últimos reforços Falcão e Valeri, foi a vez da chamada à equipa técnica comandada pelo Professor Jesualdo Ferreira.


Seguiu-se o momento mais emocionante da noite: A homenagem de despedida ao grande capitão Pedro Emanuel. À sua chamada, a massa adepta, já em grande número, aplaudiu longamente de pé o atleta. Pedro Emanuel proferiu aos microfones o seu agradecimento, terminando com a voz embargada e as lágrimas a correrem-lhe pelo rosto, contagiando muitos dos espectadores presentes.

Raúl Meireles, num gesto muito bonito e profundo, ofereceu-lhe a sua camisola com o nº3, que ostentará esta época, com uma dedicatória. Seguiu-se o abraço de todo o plantel e equipa técnica e a volta de honra, sublinhada com fortes aplausos. Lindo e emocionante!


Houve ainda tempo para o maior brinde do mundo, com a Super BocK sem álcool (parabéns Fernando Moreira!)


A última parte foi dedicada ao confronto futebolistico com o AS Mónaco. Ainda com algumas ausências por lesão (Sapunaru, Cristian Rodriguez, Farías e Orlando Sá) e de falta de integração, por terem chegado há poucas horas (Falcão e Valeri), o FC Porto iniciou praticamente com a mesma equipa que iniciou frente ao Leixões, com Helton em vez de Nuno na baliza e Álvaro Pereira em vez de Cissokho. Na segunda parte entraram os outros reforços, Nuno André Coelho e Maicon, para além de Nuno, Benitez, Tomás Costa e Guarín.


O FC Porto alternou momentos agradáveis com outros de menor fulgor, naturais para esta fase da época. tratou-se de um jogo de preparação, ainda longe de se tirarem grandes conclusões. Em todo o caso voltei a gostar do desempenho de Belluschi e agora mais de Álvaro Pereia. O resultado final foi 3-0, com golos de Mariano Gonzalez e Guarín e um auto-golo de Haruna.


Fotos gentilmente cedidas por pEdRo bLuE, a quem deixo os meus agradecimentos. A do brinde, do site oficial http://www.fcporto.pt/

7 comentários:

Vitor Daniel disse...

Foi um bom jogo e um resultado sempre agradável, já se consegue ver um equipa a jogar futebol, mais algumas afinações e penso que estamos prontos para o Penta e a Champions.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

dragao vila pouca disse...

A festa de apresentação foi bonita, com muito público, muito entusiasmo e com o momento alto, a ser a homenagem a Pedro Emanuel.
O F.C.Porto é um clube reconhecido, a quem o serve com dedicação, paixão e profissionalismo. Não precisa de ser portista desde pequenino, nem andar sempre a beijar o emblema. Foi o que aconteceu com o ex-capitão Pedro Emanuel.

Do jogo e até ao minuto anterior ao 3-0 por Guarín, altura em que saí do Dragão, gostei.
Não estamos, nem podiamos estar, no ponto, mas estamos e isso deu para ver e notar, no bom caminho. Como já referi anteriormente, não dou demasiada importância a estes jogos, nem valorizo muito os resultados. A Peace Cup, a disputar a partir do dia 27 deste mês na Andaluzia, frente a adversários com maior grau de dificuldade - Lyon e Besiktas -, ajudará a mostrar lacunas, carências, que permitirão limar arestas e corrigir, para melhorar, com o objectivo de quando for a sério, em que os pontos e os troféus, estiverem em disputa, possamos estar à altura das nossas responsabilidades.

Um abraço

Anônimo disse...

Obrigado Sr. Rui Anjos. E obrigado pelas saudações que dirigiu a minha filha. Foi muito engraçado a forma como ocorreu o encontro no Dolce Vita. Já tinha pensado na eventualidade de isso acontecer ocasionalmente. Muito obrigado pela sua atenção.
E temos equipa, parece-me. Mais uma vez um GRANDE PORTO! No fim brindaremos a mais gloriosas conquistas.
Sobre o livro vou enviar-lhe um email.
Um grande abraço. VIVÓ PORTO.
Fernando Moreira

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao, faço realçar esta tua frase que deixaste num comentário ao rescaldo da partida no meu Bloh:

"É prematura tirar quaisquer ilações sobre o comportamento da equipa. O tempo de preparação é escasso, os internacionais têm apenas uma semana de trabalho e as últimas aquisições ainda nem começaram."

Estou totalmente de acoedo contigo!!! Gostei de ver alguns reforços a jogar, mas dai até se dizer que a máquina está pronta vai uma grande distância.

Quinta feira há mais.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem querm só é Portista quem pode

Jorge disse...

O jogo em si não teve grande história. Valeu pelo regresso ao Dragão (ah, que saudades!) e pela homenagem merecida a Pedro Emanuel. Admito que fiquei sensibilizado ao ver um homem de barba rija a chorar como um menino a quem lhe foi roubado um rebuçado. Foi bonito de ver.

Jorge (Porta19)

ninja disse...

Bom jogo e bom resultado, mas os grandes testes ainda estão para vir. O caminho é longo, mas parece que teremos argumentos para vencer a corrida.

Abraços

Ricardo de Sousa disse...

Venha o próximo.
Que saudades já tinha do Dragão.

Penso que na Peace Cup já veremos muito do que vamos ter nesta época.
Aguardemos. Primeiro o Dinamo.

Abraço