quarta-feira, 22 de julho de 2009

PARADA DE ESTRELAS

Ao longo da sua centenária existência, o FC Porto foi produzindo uma galeria notável de atletas, que pela sua determinação, coragem, classe e entrega na defesa do Clube, conquistaram por mérito próprio um lugar especial no coração da família portista.

Prosseguindo o registo histórico das Quartas-feiras, esta nova rubrica pretende precisamente evocar todos esses nomes que contribuíram para o crescimento e consolidação da famosa mística azul e branca.


ARTUR AUGUSTO foi o primeiro futebolista internacional do Clube. Estreou-se a 18 de Dezembro de 1921 frente à Espanha, cujo resultado se cifrou numa derrota por 3-1. Actuou a interior direito e foi considerado nesse jogo um dos melhores elementos em campo.

Era um atleta com uma enorme capacidade técnica e invulgar adaptação a qualquer lugar dentro da equipa, um polivalente. Durante a sua carreira ocupou vários lugares, sempre com a mesma eficácia, mas brilhou principalmente como interior esquerdo, por ser muito rápido e imprevisível.

Na final do Campeonato de Portugal de 1921/22, que o FC Porto venceu, jogou a defesa esquerdo e fez uma exibição portentosa.

Chegou ao Clube, transferido do Benfica, estreando-se com a camisola azul e branca num jogo contra o Casa Pia, a 25 de Julho de 1921.

Os críticos da época consideravam-no como um dos melhores interiores esquerdos da Europa.

Fonte: Figuras & Factos, de J. Tamagnini e Manuel Dias

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

A propósito do Artur Augusto, apanhei nos meus arquivos umas notas, que referem o facto da selecção portuguesa ter sido alvo de chacota na imprensa nortenha, por ter perdido com a Espanha, por 3-1, tendo apenas um jogador do F.C.Porto, que curiosamente, dizem eles, era lisboeta: Artur Augusto.

Diz também o século xx do desporto, de A bola, que o citado jogador, foi a primeira transferência encapotada no futebol português e que o Artur Augusto, veio ganhar 1000 escudos.

Pelos vistos já nessa altura havia a "guerra" norte/sul.


Um abraço