sexta-feira, 24 de julho de 2009

REFORÇOS 2009/2010

Época nova, jogadores novos.

Parece ser o lema da SAD portista que, época após época, nos vai habituando a novos protagonistas, fazendo-os desfilar por esses relvados nacionais e estrangeiros com a camisola azul e branca.

Depois da saída de jogadores importantes, o FC Porto garantiu já, nada mais nada menos do que onze novos atletas! Uma equipa completa que poderia perfeitamente apresentar num qualquer jogo. Trata-se apenas e só de reforços, alguns dos quais serão certamente agradáveis surpresas e outras nem por isso, como de resto já vem sendo habitual.

Numa equipa tetracampeã, pode parecer exagerada tanta movimentação. Contudo, em função de várias vertentes (venda de Cissokho, Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez; dispensa de Ventura, Tengarrinha, Stepanov, Andrés Madrid, Tarik Sektioui e Rabiola e ainda o finalizar de carreira de Pedro Emanuel) talvez essa questão não seja tão pertinente.

Este ano houve porém uma novidade, a aposta em cinco jogadores nacionais, de qualidade, capazes de lutar por um lugar no onze principal, medida que me apraz registar, contrariando de algum modo a tendência dos últimos anos. Ainda assim, o mercado Sul-americano continua a ser o privilegiado (Uruguai +1, Argentina +3, Brasil +1 e Colômbia +1).

Os cofres portistas voltaram a encher-se de milhões de euros em função da venda das estrelas mais sonantes da companhia, algo que se vem consecutivamente a repetir, mau grado subsistindo as dificuldades financeiras, sinal principalmente do frágil país que somos e ainda de alguns excessos, cuja SAD parece quer corrigir (a venda e extinção de contratos com alguns dos crónicos emprestados é sintomático).

Desportivamente, Jesualdo volta a ter muito trabalho pela frente para adaptar, explorar e rentabilizar as peças que, em seu entender, melhores garantias virão a dar, para manter a equipa forte, trabalhadora, competente e ambiciosa.

Neste Clube as exigências são mais que muitas e o Professor vai ter que utilizar o «feeling» adequado para proceder às escolhas certas, a fim de evitar equívocos de inicio de época, como os que aconteceram no passado. Estou a recordar-me, por exemplo, da demora em colocar Fernando a titular, quando desde a primeira hora alguns vaticinavam essa solução (eu incluído), pelos indicadores recolhidos nos jogos de preparação.

A tarefa não vai ser simples, ainda por cima porque a matéria-prima parece ser de boa qualidade.

Certo de que Roma e Pavia não se fizeram num dia, espero que o FC Porto mantenha o registo vitorioso com que começou a preparação, o estrapule para as competições e, se não for pedir muito, que rapidamente consiga uma bitola exibicional capaz de continuar a atraír a sua grande e exigente massa adepta.

5 comentários:

Jorge disse...

vamos ver no que dá quando vierem jogos mais a sério. concordo que as decisões têm de ser tomadas rapidamente no que diz respeito aos reforços, do que tenho visto só Varela justifica a 100% a contratação, mas entre poucos treinos e lesões não dá para ver quase nada...

abraço,
Jorge (Porta19)

dragao vila pouca disse...

Completamente de acordo com a tua análise.

Se os que entraram conseguirem explicar as razões da sua contratação - espero que todos tenham calma: dirigentes, técnicos e adeptos -, e não houver nenhuma saída de última hora - Fernando ou Bruno -, acredito que, junto com os que ficaram e a estrutura vencedora do F..C.Porto, estão reunidas as condições para mais uma época, em que não dizemos que vamos ganhar, mas que temos condições para ganhar.

Um abraço

Anônimo disse...

é só para chamar a atenção, que o Jesualdo já explicou porque que não iniciou com Fernando a titular!ele estava castigado de ainda ao serviço do Estrela,não podia jogar na primeira jornada do campeonato,assim ele tinha que arranjar alternativa,foi por isso!exemplo disto é que ele chamou ao onze logo na segunda jornada,e num jogo de risco )com o slb na luz),mais prova de confiança nele não podia ezistir.

ps:atacar o Jesualdo (mais noutros sitios doque aqui) com este argumento scho um pouco barato!

Sérgio de Oliveira disse...

À priori , acho que este ano estamos mais fortes e com mais poder de "fogo" !


Abraço

Gaspar Lança disse...

Gosto dos reforços, especialmente do Belluschi e do Beto :) Vamos rubro ao Penta e a uma champions melhor !! =)

Um abraço, Gaspar