domingo, 16 de agosto de 2009

JESUALDO LÁ AVISAR, AVISOU...

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

Jesualdo Ferreira tinha já avisado que o FC Porto teria de jogar muito melhor para vencer na Mata Real. No entanto tal aviso não chegou para conseguir envolver o conjunto num futebol mais dinâmico, envolvente, inteligente e demolidor, bem pelo contrário. E até foram dos jogadores do FC Porto os dois golos do jogo, mas...

Defesa algo permeável, meio campo pouco esclarecido e ataque precipitado e trapalhão, foram os defeitos que constituíram as características de mais uma exibição vulgar frente a um adversário pouco mais que voluntarioso, ainda que desta vez salpicada com meia dúzia de boas jogadas que poderiam perfeitamente ter dado um desfecho diferente. Estou a lembrar-me principalmente de dois momentos de Belluschi (23' e 37'), o primeiro fazendo a bola esbarrar na barra e o segundo obrigando Cássio a aplicar-se; e um outro de Hulk que bem desmarcado por Meireles (uma das raras coisas positivas do médio) apareceu isolado frente ao guarda-redes mas não foi capaz de o desfeitear.


Esta equipa continua a praticar mau futebol, exagerando o número de passes errados, prejudicando terrívelmente a progressão, dando a possibilidade ao adversário de recuperar a bola e até de se tornar perigoso no contra-ataque.

A inclusão de Farías na equipa titular não trouxe nada de novo. Avançado pouco móvel, não beneficiou hoje dos falhanços adversários, ficando em branco. Mariano continua o mesmo trapalhão de sempre e quando Jesualdo o utiliza como titular está tudo dito. Muita precipitação, pouco descerenimento e até alguma desorientação, a somar a algum infortúnio, foram os condimentos que ditaram o resultado.

O Professor vai ter de trabalhar muito esta equipa. Tem matéria-prima mas também tem de saber tirar partido dela.

Hoje os destaques positivos vão para Fernando e Belluschi, que sem rubricarem exibições de encher o olho, longe disso, foram os que melhores indicações deram. Pela negativa, Raul Meireles que esteve ausente do jogo e Hulk pela sua persistência na reclamação.

3 comentários:

Dragão Maronês disse...

De facto o que mais impressiona nesta equipa do Porto é a quantidade de passes transviados e a dificuldade em sair rápido da defesa com a bola controlada.
Um mau jogo, com um resultado bem simpático para nós.
Grande golaço do Falcão! Quem marca um golo assim forçosamente terá de ser bom.

Anônimo disse...

Concordo com a análise ao jogo do FC Porto. Impressionou-me, de facto, a quantidade de passes errados e, pior do que isso, as bolas perdidas, algumas delas de modo incrível, em outras situações de jogo. Nisso Mariano, na última meia hora, foi uma vergonha.
Raul Meireles está nitidamente sem forma; já havia denotado isso em jogos anteriores.
O Porto não mostrou um fio condutor de jogo, o que é preocupante. Sinceramente o empate já foi bom.
Quanto à expulsão de Hulk: se na 1.ª parte poderia ter visto um 2.º amarelo, quando o "levou" (na 2.ª parte) foi perfeitamente desajustado. Repara-se: ele joga à bola, tira-a ao adversário e apenas o movimento efectuado deu origem à falta. Essa devia ser marcada, o cartão amarelo não devia ser mostrado. Estou com curiosidade na opinião dos analistas de "O Jogo".
O que acabei de dizer não invalida que ache que Hulk deve deixar de protestar continuamente. Mas a opinião de Jesualdo é inteiramente válida.
Fernando Moreira

dragao vila pouca disse...

De entrada jogaram nove jogadores da época passada e portanto, tinham obrigação de jogar melhor. Quando de uma semana para a outra, não se aprende nada e se entra em campo da mesma forma displicente, desconcentrada, a dormir e se dá a iniciativa ao adversário, normalmente dá mau resultado.
Hulk tem de deixar de carregar nas costas a responsabilidade de resolver tudo sozinho e passar a ter outro comportamento, sob pena de prejudicar mais que ajudar a equipa.
Boa reacção com 10, aí já o Porto de sempre, com caracter e raça, que empatou e se podia ter perdido, também podia ter chegado à vitória.
Tudo somado, um resultado justo e um jogo com muitos motivos para reflexão.

Ah, Farías demonstrou que não é o avançado que uma equipa com as responsabilidades e ambições do F.C.Porto, precisa.

Um abraço