quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PARADA DE ESTRELAS

HERNÂNI foi um dos mais fantásticos jogadores do FC Porto. Vestiu a camisola azul e branca durante 15 anos, entre 1950 e 1964. Marcou uma época, atravessou gerações e construiu uma lenda.

Não se limitava a ser virtuoso na arte de bem tratar a bola. Demonstrava uma invulgar cultura técnica e extraordinárias qualidades desportivas, para além de uma personalidade muito forte, da que não abdicava e que o levava, por vezes a situações complexas, como quando teve um sério desentendimento com Yustrich.

Estreou-se na equipa do FC Porto em Setembro de 1950, num jogo contra o Estoril, na Constituição, e desde logo mostrou estarmos em presença de um fora-de-série, do qual haveria muito a esperar. Jogador numa época em que despontavam inúmeros talentos, Hernâni conseguiu afirmar-se como estrela maior de uma constelação onde brilhavam, entre outros, Pedroto, Perdigão, Carlos Duarte, Custódio Pinto, Miguel Arcanjo, Gastão, Luís Roberto, Morais, Jaburu, Monteiro da Costa, Acúrsio e os irmãos Sarmento.

No total, Hernâni marcou mais de uma centena de golos. Polivalente, jogava a interior, extremo ou no centro do terreno, de acordo com as necessidades da equipa.

Foi internacional A por 28 vezes, com cinco golos marcados e campeão nacional por duas vezes, em 1955/56 e 1957/58 e vencedor da Taça de Portugal em 1955/56 e 1957/58.

Natural de Águeda, iniciou-se no Recreio Desportivo, de onde saiu para o FC Porto, com 19 anos de idade. Manteve-se de azul e branco até ao fim da carreira, com uma única excepção, durante o tempo da tropa, altura em que actuou pelo Estoril Praia, impondo contudo uma condição: nunca jogar contra o FC Porto.

Fontes: Revista Dragões; Figuras & Factos, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

3 comentários:

pc disse...

Sempre ouvi dizer que HERNÂNI foi o melhor jogador PORTUGUÊS de TODOS os TEMPOS-
porque o "eleito pelo Regime Salazarista" foi sem dúvida o melhor jogador Moçambicano de todos os tempos!

dragao vila pouca disse...

Estou como o pc, o meu pai e o meu avô, diziam o mesmo. Ainda o vi jogar, mas não tenho nada na memória sobre ele. Era muito pequeno.

Um abraço

ninja disse...

Foi um dos grandes jogadores do FCPorto e de Portugal, segundo rezam as crónicas.

Abraços