
Que possamos brindar as conquistas com as respectivas Taças.
Sim, já sei, sou ambicioso. Sou Dragão.
Um bom ano

Até à realização do sonho do Estádio das Antas, o Campo do Ameal partilhou momentos de glória azul e branca com o Estádio do Lima.
Destas e de outras artimanhas já os Dragões deveriam estar devidamente avisados e sobretudo superiormente preparados para proceder à competente blindagem no sentido de percorrer incólumes esse antro. Mais que um adversário ou um rival essa corja há muito se tornou um inimigo. A sábia frase popular «quem vai para o mar avia-se em terra» aplicar-se-ia com toda a propriedade neste caso.
Este caso, entregue às mãos do «justiceiro» Ricardo Costa teve já o «sábio» desenvolvimento  da instauração de um processo disciplinar, provocando a suspensão preventiva automática até à deliberação final do CD da Liga,  cujo epílogo poderá ocorrer daqui a trinta dias ou mais.  Trata-se de uma alteração, aparentemente proposta pelo FC Porto em Junho deste ano, colocando assim mais uma arma de arremesso à disposição do terrível «sniper». Inacreditável! 
Na foto do canto superior esquerdo, um aspecto dos camarotes. Em baixo a bancada de madeira. à direita, em cima aspecto das enchentes com o público a transbordar para o terreno de jogo. Em baixo os balneários, que ficavam entre a fachada principal e o terreno de jogo.
Os espaços de jogos não escapam a esta profunda remodelação, sendo substituídos por dois campos de relva sintética: um para o futebol de onze, outro para o futebol de sete - este último com cobertura em policarboneto de cristal. Rebatizado com o nome  Campo da Constituição/Vitalis Park, a inauguração teve lugar a 4 de Setembro de 2008.
Até final, as interrupções de jogo, as demoras na reposição da bola, as simulações de lesões e outras artimanhas, com o intuito de quebrar o ritmo de jogo, foram os argumentos dos lisboetas para garantirem os três pontos.
O TETRACAMPEÃO NACIONAL vai apresentar-se amanhã na capital do império para defrontar a «mais grande» equipa do mundo e arredores, virtual campeã desde a pré-época, comandada por esse grande «exterminador» e auto-denominado rei da táctica, Jesus, que não conseguiu renovar o título de campeão de Inverno! (Os pasquins e a CS não deixarão, todavia, de «fabricar» outro título até ao final do ano, em jeito de compensação).
O FC Porto ficou a conhecer hoje o seu adversário, nos oitavos-de-final da Champions League, sorteio realizado em Nyon, Suíça e que contou com a presença de Vítor Baía.«O Tribunal da Relação do Porto confirmou esta semana a absolvição de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, de uma acusação de corrupção desportiva activa no chamado “caso do envelope”, que partiu de uma certidão do processo Apito Dourado, reiterando assim a decisão da primeira instância.»
In Jornal on-line Público de 12.12.09
Chegou finalmente ao fim um dos maiores «abortos» em que o futebol português é  fértil.
Durante cinco anos e oito dias, os invejosos, rancorosos e frustrados, socorreram-se de todos os meios ao seu alcance para denegrir e destruir a imagem do Futebol Clube do Porto e do seu presidente.
Foi o livro, supostamente escrito por autora de carácter duvidoso, abrilhantado por uma pseudo-jornalista, de carácter ainda mais incerto e patrocinado financeiramente pela personificação da transparência e verdade desportiva (de quem faz as coisas «por outro lado». Lado esse comprometido com o tráfego de influências); Foi o filme de um cineasta medíocre e oportunista que alimentou a ilusão, visando dois objectivos (associar-se à onda e tirar proveitos financeiros); Foi a manipulação da investigação (que chegou ao ridículo de ensaiar a testemunha principal) até à actuação pouco recomendável da PGR, que viu no caso uma oportunidade, numa altura em que a sua credibilidade caía no abismo, de a recuperar, entregando em bandeja de ouro, um troféu muito apetecido; Foi também a campanha orquestrada na Comunicação Social em geral, com o empenho particular do jornal correio da manhã (conhecido no meio como correio dos manhosos).
A toda essa "cambada" deve ser dedicado este desfecho. Tiveram o que eu esperava, uma derrota.
Mas, num país onde a justiça é lenta e pouco eficaz, jamais terão o que merecem. As injúrias, mentiras e humilhações por que fizeram passar um Clube com a dimensão do FC Porto mereciam uma punição exemplar.
«Parámos as investigações e não sabemos mais. O caso foi encerrado. Temos regulamentos agora que combatem os batoteiros. Agora tenho a certeza que não é batoteiro».
Estas palavras proferidas por Platini, revelam bem o carácter tenebroso de tão ridícula figura.
Incapaz de reconhecer a precipitação em que incorreu e pedir desculpa, ainda veio hipocritamente e com cara de «anjinho» fazer mais uma provocação. Com gente desta a superintender o futebol europeu, coitado do futebol!

De volta ao Dragão e à Liga Sagres, o FC Porto prepara-se para receber o Vitória de Setúbal, no âmbito da 13ª Jornada do Campeonato Nacional.

Com Maicon no Lugar de Rolando, Valeri em vez de Belluschi e Varela no banco, a equipa respondeu relativamente bem, sem no entanto conseguir evitar entregas de bolas ao adversário, em situações, principalmente de contra-ataque com   vantagem numérica, desperdiçando de forma infantil boas oportunidades para construir um resultado ainda mais volumoso.
A etapa complementar proporcionou manter a toada morna já que o Atlético não tinha ideias e o FC Porto mantinha-se na expectativa. Foi um período de futebol de menor qualidade, com muitas bolas perdidas, passes transviados e sem grandes oportunidades de golo. Falcão ainda deu a ideia de poder marcar, mas, já dentro da área completamente à vontade não foi capaz de bater Asenjo.
Com a passagem aos oitavos-de-final garantida à quarta jornada e condenado à segunda posição do Grupo, face à derrota caseira frente ao Chelsea, resta ao FC Porto, nesta deslocação a Madrid, para defrontar o Atlético, a defesa do prestígio e dos interesses financeiros.


A próxima jornada da Liga Sagres vai-nos colocar pela frente um osso mais duro de roer. Precisamente a deslocação a Guimarães para defrontar o Vitória local.
Competição: Liga Sagres - 12ª Jornada