terça-feira, 22 de maio de 2007

ANÁLISE AO BICAMPEÃO

Terminado o campeonato com a vitória mais que justa do FC Porto, importa reflectir à guisa de análise o percurso que, como sabemos, não foi propriamente o passeio de outras épocas recentes em que não demos hipóteses aos nossos rivais de sonhar.


O início desta época foi atribulada, ainda antes do arranque do campeonato, face à irresponsabilidade de um treinador que tendo sido feliz na introdução de um esquema de jogo ousado, que deu os seus frutos a nível interno, ganhando tudo o que havia para ganhar (não esquecer que a Super taça foi ganha nesse sistema por Rui Barros) mas que não resultou a nível externo (derrotas claras no torneio de Amesterdão).

A sua fuga na pré-época condicionou o arranque do campeonato, não tanto ao nível dos resultados, mais ao nível das exibições. Obrigado a contratar um novo treinador, viu-se obrigado a uma adaptação a novos conceitos, com a agravante de acontecer em cima da competição.

Contudo, graças ao fraco nível competitivo do n/campeonato foi possível instalarmos-nos na liderança desde a primeira jornada, não obstante a onda de lesões que afectou um bom lote de jogadores influentes (Pedro Emanuel, Bruno Moraes, Ibson, Anderson, Lisandro, Assunção e Pepe) e ainda alguns castigos injustos (Quaresma).

A embalagem da primeira volta foi determinante para o êxito final, constituindo uma almofada valiosa, já que a fase complementar da prova foi marcada por uma irregularidade que ninguém ousaria prever.

As lesões e os castigos terão sido, segundo Jesualdo Ferreira, os factores preponderantes para a menor prestação uma vez que não foi possível repetir a mesma formação nos 30 jogos disputados, limitando de algum modo a coesão da equipa. Outros apontam ainda uma paragem demasiado prolongada por alturas do Natal. Eu acrescento algum temor e porventura algumas apostas erradas do Professor Jesualdo que, no meu entender, ainda não possui a filosofia de campeão.

Apesar de todas as críticas que são dirigidas à Sad, principalmente pela sua política, aparentemente pouco criteriosa, no que diz respeito ao reforço do plantel, que em alguns casos também subscrevo, não podemos negar que o FC Porto dispõe do melhor plantel da Liga. Qualquer treinador neste clube arrisca-se a ser campeão, mesmo que antes nunca tenham ganho nada. Foi o caso de Adriaanse na época passada, que se repetiu agora com Jesualdo Ferreira, como alias já tinha acontecido com outros antes.


Num campeonato diferente dos anteriores, desde logo pelo menor numero de participantes, este Bicampeão, apesar de tudo o que ficou dito, conseguiu ser mais concretizador em termos de golos, utilizando um sistema de jogo que variou entre o 4x4x2, o 4x3x3 em alguns momentos o 4x2x4, mas paradoxalmente sofreu mais golos.


Adriano, que na reabertura do mercado, pasme-se foi considerado dispensável (?) terminou como o nosso melhor marcador ao apontar 11 dos 65 golos em apenas 1326' que lhe foram concedidos. Fica no meu coração não só pelas suas prestações mas também pela vontade em continuar de azul e branco, quando "alguém" o empurrava para outros clubes.


Helton foi o único atleta chamado a participar em todos os jogos como
titular e por isso acumulou o maior numero de minutos. Foi no geral um guarda-redes seguro, demonstrando toda a sua categoria. Mas se no melhor pano pode cair a nódoa, no caso o "frango" contra o Chelsea para a CL, foi demasiado penalizador porque ditou o afastamento da prova.


Jesualdo Ferreira, saboreou finalmente, nos seus 60 anos de idade, o doce sabor da consagração:

"Não houve nenhuma euforia especial, apenas o sentido do dever cumprido e de uma grande injustiça. Acho que mereço este título. Pronto, já está, já que mais ninguém o diz, digo eu: mereci este título. E mereceu-o o clube que mais trabalhou para o conseguir".


Assim fala um verdadeiro campeão!

Vítor Baía, com os seus simbólicos 4´engrossou o seu pecúlio de jogador mundial com mais títulos (31), mas ainda que não os tivesse jogado era igualmente merecedor pelo contributo importante que deu, quer no balneário quer no banco, para o 22º campeonato ganho pelo FC Porto.

Estamos todos de parabéns, sócios e simpatizantes, os atletas, a equipa técnica e a Sad chefiada por Pinto da Costa, recentemente reeleita.

Para a nova época esperamos por mais e se possível melhor!


Nota: Estatísticas recolhidas do site zero a zero


Nenhum comentário: