quinta-feira, 7 de junho de 2007

ANDERSON, AINDA!...

Já muito se falou da transferência do "génio" Anderson para o Manchester United e a verdade é que também eu ainda não me refiz dessa sensação desagradável de quem levou um murro no estômago.


É sempre penoso ver sair um artista de quem esperávamos mais, tendo em conta que passou muito mais tempo fora do campo sem poder contribuir com a sua classe.

Mas um génio, mesmo limitado fisicamente, não deixa de o ser e os "tubarões" não dormem.

Sabia que a sua saída seria inevitável e podia ser rápida. Não contava era que fosse supersónica!

Os respeitados bloguers portistas que eu leio todos os dias, bem como alguns jornalistas de nomeada, já teceram as críticas que entenderam e manifestaram também o desencanto por este acontecimento. Nisto temos todos alguns pontos comuns.

Contudo não queria deixar passar em claro a possibilidade de fazer a minha reflexão, beneficiando naturalmente do tempo suficiente para acalmar do primeiro impacto e cair na real.

Face à gestão complicada que tem vindo a ser seguida pela Sad, e não, não é um problema desta Sad. Trata-se de um problema que tem atravessado transversalmente todas as direcções que passaram neste como em todos os outros clubes, era previsível que algumas jóias da coroa tivessem de ser sacrificadas. Pinto da Costa veio entretanto, numa tentativa de acalmar os associados, dizer que mais nenhuma outra seria vendida. Eu não acredito. Entendo que o aspecto financeiro só ficará salvaguardado com a venda de pelo menos mais um atleta (Pepe ou Quaresma). Pode eventualmente ficar adiada até Dezembro.

Acusa-se esta Sad de comissionista. Pelo volume de transferências que ultimamente promove, especialmente de atletas desconhecidos para os quais não existe qualquer garantia de qualidade e que em alguns casos o destino é a colocação em clubes secundários para os fazer rodar.

Objectivamente não posso estar de acordo com esta politica. Somos um clube deficitário, temos que ter contenção nas despesas e não podemos esbanjar como se estivéssemos a nadar em dinheiro. É por estas e por outras que chagamos ao final das épocas com necessidade de vender os melhores.

Mas não pensem que é fácil evitar estes negócios! O futebol está cada vez mais nas mãos dos empresários. E para ter Anderson, Lucho, Lisandro, Pepe e outros craques oferecidos ao FC Porto e não a outros é necessário um bom relacionamento. Mas este negócio está cada vez mais parecido com a pesca. Para se ter acesso a cherne tem de se comprar algum carapau. A rede está montada e só tem a perder quem quiser viver à sua margem.

Não foi por acaso que o FC Porto se tornou numa das principais montras do futebol Europeu.
É esse o nosso destino e a nossa vocação, porque pertencemos a um país pequeno, limitado, sem expressão e altamente dependente.
E não temos razões de queixa porque não conheço clube nenhum que em tão pouco tempo tenha conseguído colocar tantos e tão bons atletas. Pena é não termos sabido administrar com racionalidade as receitas que foram geradas, mesmo tendo em conta a tal "obrigatoriedade" da aquisição de alguns "carapaus".

Em 2004/2005 saíram Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco e nessa altura os adeptos pareceram-me bem mais conformados do que agora. Talvez a vitória na CL tenha sido um bálsamo. É certo que ficaram garantidas três aquisições que davam todas as garantias, Seitaridis que fez o Europeu exemplarmente ao ponto de ser pretendido pelo Real Madrid, Diego, internacional brasileiro e Pepe, uma escolha de Mourinho. Depois veio também o "fabuloso" Luis Fabiano de quem se esperava muitos golos. Muito cherne mas também muito carapau (Leo Lima, Pitbul, Ibson, Sandro, Leandro, Bomfim, etc).
O mundo do futebol não é uma ciência exacta. Nem sempre a lógica funciona. A verdade é que aqueles de quem mais se esperava falharam. Pela positiva, nessa época, só me lembro de Ibson!

Hoje parece haver mais exigência, da nossa parte, e bem porque não pretendemos ver repetidos os erros dessa época.

É um facto ter de vender para sobreviver financeiramente. Mas já agora, exige-se à Sad rigor, critério e contenção nas aquisições.

Quanto a Anderson que seja muito feliz sempre que não tiver que defrontar o FC Porto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Se compensam as saídas com entradas de peso, ainda vai, senão vamos fazer triste figura.
Como dizia o cego...a ver vamos.
Eu mandei um mail ào FCP para que contratem o Jovanovic do Standard de Liege, esse sim tem classe, é um verdadeiro veneno para as defesas.
E não é caro.
Mas....

Dragaopentacampeao disse...

Não conheço o atleta mas sei que está referenciado pelo FCP.

No entanto parece não ser prioridade para a Sad, que considera o passe caro.

A aposta é em atletas possantes e altos para competir na Champions.

Vamos ver se temos mais sorte este ano.

Um abraço para ti Kelbe.