terça-feira, 11 de dezembro de 2007

À CAMPEÃO, POIS ENTÃO!

Palco do Jogo: Estádio do Dragão - Porto
Assistência: 39.608 espectadores
Competição: Champions League - 6ª Jornada Grupo A
Hora do Jogo: 19:45 h
FC Porto: Helton; Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves e Fucile (M. Cech 74'); P. Assunção, Raúl Meireles e Lucho G. (Bolatti 81'); Quaresma, Lisandro Lopez e T. Sektioui (H. Postiga 72')
Suplentes não utilizados: Nuno, João Paulo, Mariano Gonzalez e Adriano
Árbitro: Peter Frojdfeldt - Suécia
Marcadores: Lucho Gonzalez (44') e Quaresma (62')
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Quaresma (22')


O FC Porto apresentou-se no relvado do Dragão consciente da importância deste encontro e por isso apelando à concentração, estabilidade emocional, segurança defensiva, domínio do jogo e do adversário, nunca deixou o opositor pôr o pé em ramo verde.

Entrou com grande rigor táctico, muito pressionante e sobretudo cerebral, emprestando à sua exibição a classe dos grandes campeões.

Soube empurrar o adversário para o seu último reduto construindo jogadas de perigo que poderiam ter antecipado o inaugurar do marcador.

Quaresma aos 3' obriga Rustu a socar com dificuldades; Lisandro Lopez aos 13' Marca mesmo mas o golo é anulado (mal) por pretenso fora de jogo; Aos 40' Bosingwa em jogada soberba pela direita depois de fintar vários adversários remata forte e Rustu, mais uma vez evita o golo; Finalmente aos 44' Raúl Meireles procura o remate de longe, a bola sobe em arco caindo na área onde estava Tarik, que calmamente assiste Lucho. Enquanto o guardião fica a reclamar a posição do marroquino (posição legal, diga-se), El Comandante atira par as redes inaugurando o marcador materializando finalmente o ascendente dos dragões.

Na segunda parte o Porto manteve o domínio do jogo ainda que os turcos procurassem ter mais a bola, mas os azuis e brancos mantinham-se intransponíveis na sua defesa e continuavam a espreitar novas oportunidades para dilatar o marcador. Paulo Assunção falhou a sua ao atirar ao lado depois de excelente jogada onde apareceu solto sobre a direita.

Aos 61', Lucho assiste Quaresma que fica solto rematando em arco consumando o 2º golo portista que confirmaria a liderança no grupo.

Até ao final foi o controlo absoluto do jogo.

Missão cumprida, objectivo alcançado e ao fim de onze anos o Porto volta a conseguir o 1º lugar.
Para além de ter conseguído o oitavo acesso aos oitavos-de-final, em treze participações é também a única equipa portuguesa que se mantém na Champions.

Este Clube continua a ser motivo de orgulho para alguns portugueses!

Nenhum comentário: