segunda-feira, 21 de julho de 2008

À PROCURA DA PERFEIÇÃO

Terminou o estágio de preparação para a nova temporada, realizado na Alemanha, mais precisamente em Marienfeld, onde o FC Porto desenvolveu um trabalho de qualidade com vista a encontrar a forma desejada e a integração das aquisições para encarar com o optimismo habitual todas as provas em que vai estar envolvido.

Dos jogos-treinos disputados ficaram alguns indicadores preciosos quanto às capacidades individuais e colectivas, que naturalmente necessitarão de tempo para uma perfeita harmonização e performance.

Apesar de considerar prematura qualquer tipo de apreciação não resisto a partilhar algumas considerações próprias do "treinador de bancada" que há (?) em cada um de nós. Confesso que não me foi possível acompanhar todos os jogos de preparação, pelo que este ensaio enferma dessa limitação. Contudo, pelo que vi e pela leitura do que não vi, parece-me que Jesualdo Ferreira tem um longo e árduo trabalho pela frente. Isto evidentemente se pretender dar um salto qualitativo, que é como quem diz, ter ambições mais alargadas no que diz respeito à nossa participação na Champions League.

No imediato, tal desiderato passará pela manutenção da espinha dorsal da equipa do ano transacto. Às saídas de Bosingwa e Paulo Assunção pode ainda juntar-se a de Quaresma e eventualmente de Lucho Gonzalez que continua a apregoar a sua vontade de sair. Se a venda do "Mustang" me parece consensual, tendo em conta o seu desejo e principalmente o reconhecimento geral de que se poderá transformar num foco desestabilizador, ou seja, a reedição do Maniche ou Costinha da época de 2004/2005, já a do "El Comandante" me parece demasiado forçada e mais prejudicial, face à importância e clarividência que o seu futebol representa para a equipa.

Segurar e motivar o argentino é pois, em meu entender, um passo fundamental para assegurar a tal espinha.

Na baliza, Helton e Nuno são atletas de qualidade reconhecida que dão todas as garantias de trabalho exemplar. Ventura continua na sua condição de aprendiz e se continuar com a humildade e vontade que tem manifestado poderá ser a curto prazo uma certeza.

Na defesa Pedro Emanuel e Bruno Alves são titulares indiscutíveis. Rolando parece-me ter muita qualidade mas teremos de lhe dar tempo para se entrosar com os companheiros. Já Stepanov vem evidenciando os defeitos e virtudes expostos na época passada. É um jogador intermitente que aparece intimamente ligado às falhas da defesa e aos golos sofridos. À direita e à esquerda encontram-se as grandes interrogações. Fucile tem a raça, a coragem e muita ousadia ofensiva e defende com alguma destreza. Lino começou a aparecer na parte final da última época e continua a patentear mais queda para o ataque do que para a defesa. Neste estágio fez dois golos na marcação de livres directos, situação em que os Dragões têm apresentado sérias carências, a que a exclusividade de Quaresma não deverá ser alheia. Sobre Sapunaru e Benitez pouco ou nada vou adiantar porque o tempo que os vi jogar não foi conclusivo, apesar de me parecer que o romeno é mais decidido e corajoso.

No meio campo o leque de escolhas é agora mais alargado. Bollati, Fernando e Guarín disputam o lugar que era de Assunção, ainda que possam fazer outras posições. Deste trio acho o brasileiro mais dotado para o lugar pois alia o bom posicionamento defensivo à qualidade ofensiva. Bollati manifesta a habitual capacidade técnica prejudicada pela falta de velocidade física e pela lentidão a pensar o jogo. Já Guarín apresentou credenciais técnicas evoluídas e capacidade ofensiva muito interessante. Parece-me que vai ser uma boa alternativa a... Meireles. A defender talvez não seja tão perfeito. Tomás Costa, ainda anda à procura do seu espaço, pareceu-me retraído e ainda não vi essa capacidade de colocação de bola à distância de que vinha rotulado. Lucho é o comandante e não tem rival.

Na frente, Lisandro Lopez parte em vantagem. A sua atitude dentro do campo faz dele um jogador de eleição, já para não falar do seu sentido de oportunidade e eficácia. Será certamente a referência portista no ataque. Para o acompanhar vamos ter Quaresma ou Tarik à direita e Rodriguez à esquerda, dependendo da situação do português. O uruguaio parece ter pegado de estaca, como se previa. Tem qualidade e será um grande reforço. Alan e Mariano continuam muito esforçados mas muito trapalhão, o argentino e perdulário o brasileiro. Muito sinceramente continuo a pensar que ambos são jogadores para clubes com menos responsabilidades. Farías é, para já, a alternativa mais válida a Lisandro.

Faltam Tengarrinha, Candeias e Rabiola cujo papel parece destinado à Intercalar (se houver).

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Só discordo do P.Emanuel titular indiscutível, mais de resto estou de acordo, embora ainda possam acontecer novidades - saídas e entradas - que alterem tudo.
Um abraço