terça-feira, 1 de julho de 2008

INDIGNAÇÃO!

Foi o sentimento que provocou em mim o recurso do Ministério Público (MP) relativo ao despacho do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, sobre o processo que envolve Pinto da Costa no jogo FC Porto - Estrela da Amadora da época 2003/2004, que como foi ontem noticiado, acabou arquivado, pela segunda vez, por falta de indícios.

O Juiz de instrução ridicularizou a acusação ao concluir que «só ficcionando ou conjecturando se encontraria nexo de casualidade entre os factos» e que Carolina Salgado mentiu, enviando uma certidão das declarações prestadas para procedimento criminal por testemunho falso agravado.

Não compreendo,... ou talvez até compreenda, o que move o MP, capaz de subverter os valores, dando guarida a um ser com um passado e presente recheados de mentiras, assentando a sua sobrevivência em matreirices e expedientes, pondo em causa a cada momento a sua honra e credibilidade.

Pergunto-me como foi possível o MP basear a acusação em ficções, cujas ilustrações são o livro que eu não li e o filme que eu não vi (como canta o Rui Veloso), mas ambos amplamente divulgados pela Comunicação Social?

Só uma vontade muito forte (vá-se lá saber porquê) de condenar a qualquer preço justifica esta obsessão do MP, quando seria recomendável que se preocupasse apenas e só com a justiça.

Ninguém de bom senso perceberá as razões que levaram o MP a desculpar e desvalorizar as diversas contradições em que a sua testemunha-chave levianamente caiu, como por exemplo a da história da prévia destruição das câmaras de vigilância do parque de estacionamento da Alfândega do Porto, que como se sabe nunca existiram e principalmente do branqueamento das declarações da própria ao assumir ter mandado agredir Ricardo Bexiga.

Só neste país!

É pois com muitíssima preocupação que analiso a actuação do MP. Com este tipo de mentalidade quem se poderá sentir seguro em Portugal?

Não sei muito bem como esta história vai acabar mas o que parece é que o MP só ficará satisfeito quando algum juiz lhe fizer o frete.

Podem conferir a decisão instrutória aqui

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo o Ministério Público não podia fazer outra coisa sob pena lhe começarem a perguntar - andam a gastar tanto dinheiro nisto e agora nem recorrem? - e depois está, como sabes , em causa o prestígio da "Dama de Ferro" a super-procuradora que fez um péssimo trabalho de casa.
Não indignes com isso porque eles ainda estão a preparar coisas piores.
Um abraço