domingo, 24 de agosto de 2008

GANHAR TRANQUILAMENTE

FICHA DO JOGO

(Clic no quadro para ampliar)

O FC Porto fez o que lhe competia ao vencer o Belenenses, nu
ma partida complicada mais pelas dificuldades que os lisboetas quase sempre colocaram à manobra ofensiva dos dragões. Tal como previra, Jesualdo manteve o quarteto defensivo, ignorando as críticas e apresentou o meio campo algo modificado, com o atraso de Meireles para trinco e a introdução na equipa de Tomás Costa. Na frente reapareceu Mariano Gonzalez, recuperado da indisposição que o apoquentou e afastou da Supertaça.

A verdade é que tais alterações contribuíram para um futebol mais fluído ainda que o adversário tudo fizesse para tapar os caminhos da sua baliza.
Raúl Meireles aos 4' ensaiou de longe um remate perigoso e dez minutos mais tarde Mariano Gonzalez, com rara oportunidade e alguma felicidade desviou a bola, depois de um remate forte de Lisandro que o guarda-redes defendeu com muita dificuldade para a frente, aparecendo o defesa China na tentativa de aliviar para canto a atirar a bola contra o argentino, que nunca desistiu do lance, e a fez anichar-se nas redes.

O FC Porto aproveitou então para controlar o jogo e aos poucos foi criando outras oportunidades.
Aos 37' o golo só não aconteceu porque o árbitro auxiliar inventou um fora de jogo incrível de Sapunaru que juntamente com Lisandro Lopez aparecerem isolados na cara do golo, prontos para facturar, ambos em posição legal. O golo solitário ao intervalo era já lisonjeiro para o Belenenses que nunca foi capaz de construir jogadas de verdadeiro perigo.

No segundo tempo os portistas continuaram a exercer domínio e controlo. Lisandro esteve infeliz no remate desperdiçando duas boas situações de golo. O adversário foi entretanto pondo mais à prova a defensiva portista que em bolas paradas esteve um pouco insegura.

O melhor do jogo apareceria aos 82' com um golo espectacular do avançado Hulk que havia entrado para o Lugar de Rodriguez. Remate forte, sem preparação, colocado e sem hipóteses de defesa.

Sem ter conseguído uma grande exibição, o FC Porto triunfou com toda a justiça por números que julgo escassos para as oportunidades criadas e não aproveitadas. Lucho, Tomás Costa, Mariano e Hulk foram os portistas em maior evidência.

O FC Porto cumpre o milionésimo dia de liderança no campeonato nacional. É obra!

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Justo, natural,mas...com pouco brilho!
Há atenuantes: primeiro jogo da época, derrota na Supertaça, jogos das selecções, mas a defesa preocupa-me.
Os laterais sobem pouco e não criam desiquilibrios - fundamental no 4x3x4 - e os centrais tiveram falhas de marcação nos lances aéreos, principalmente cantos e livres, que me deixaram preocupado, pois contra outras equipas, pode haver problemas.
Meio-campo melhorou com a entrada do T.Costa e a passagem do Raúl para trinco.No ataque Lisandro ainda não está no seu melhor -teria marcado dois ou três golos -, C.Rodríguez está, parece-me demasiado agarrado às linhas -penso que rende mais como interior - e Mariano, tendo começado bem, muito bem mesmo, foi baixando de rendimento.
Tudo resumido: a rever e como no Sábado, temos um teste difícil, já se podem avaliar melhor as nossas capacidades.
Mariano levou com a bola do Hulk e parece que se magoou. Se for grave temos um problema.
Um abraço