terça-feira, 25 de novembro de 2008

LISANDRO, UM MATADOR EM ISTAMBUL!


FICHA DO JOGO

(CLICAR NO QUADRO PARA AMPLIAR)

Com a eficácia de Lisandro Lopez, de novo de volta, o FC Porto construiu o resultado que melhor servia as aspirações de seguir em frente na Champions League.

Foi uma exibição esforçada, com momentos de grande lucidez e realismo, que permitiu o controlo do jogo em largos períodos da partida, inibindo os turcos de construírem um futebol fluído como desejavam, obrigando-os a cometer uma série de erros que os Dragões aqui e ali souberam aproveitar.

O Fenerbahçe até entrou melhor na partida. Muito pressionante e ousado no ataque, mas foi sol de pouca dura, já que o FC Porto cedo pôs em respeito a turma anfitriã, com perigosos contra-ataques.

Aos 13' Raúl Meireles deu a entender o que é que os tricampeões portugueses pretendiam, obrigando o guardião turco a defesa complicada para canto.

Seis minutos mais tarde o argentino Lisandro Lopez no coração da área recebeu um cruzamento de Bruno Alves e com toda a oportunidade não perdoou. Estava aberto o caminho da vitória.

Os turcos sentiram o golo perdendo muitos lances no meio campo onde o trio portista dominava e recuperava lances atrás de lances. Pena a deficiente definição do último passe quase sempre mal elaborado destruindo várias oportunidades de aparecer frente ao guardião turco em condições de ampliar o resultado.

Aos 28' Lisandro voltou a facturar tirando partido do seu elevado sentido de oportunidade ao aproveitar uma bola que Volkan Demirel não foi capaz de segurar. Cinco minutos depois o 0-3 esteve muito perto de acontecer. Raúl Meireles lançou Tomás Costa na esquerda e este à saída do guarda-redes turco rematou em jeito fazendo a bola bater no poste mais longe da baliza deserta.

No segundo tempo o Fenerbahçe apareceu mais decidido na tentativa de recuperar a desvantagem consentida, com o Porto na procura de serenar e controlar a partida. Hulk depois de uma jogada enleante, fugiu sob a esquerda, passou o guarda-redes e quase sem ângulo procurou a baliza rematando fraco mas às malhas laterais, perdendo uma bela ocasião de liquidar todas e quaisquer veleidades dos adversários.

Não marcou o Porto, marcou o Fenerbahçe num lance feliz já que a bola rematada por Kazim Kazim tabelou nas pernas de Bruno Alves traindo Helton, aos 63'.

Até final o FC Porto controlou e fez chegar a bola com perigo ao último reduto turco, mas o resultado não se alterou. Estava carimbada a passagem (mais uma) aos oitavos-de-final da prova, beneficiando naturalmente da derrota do Dínamo de Kiev em Londres.

Enquanto uns fizeram (esta época) história, nós somos a própria história! Esta é a terceira consecutiva...

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

A crónica da morte do F.C.Porto, era, como se viu, manifestamente exagerada.
Passado o período de crise, com origem, no alfaiate de Mirandela, que pareceu desorientado, a equipa portista conseguiu encontrar-se e em dois jogos decisivos, ainda por cima, fora de casa, ganhou e atingiu o objectivo de chegar aos oitavos-de-final.
Ontem, como em Kiev, o F.C.Porto conseguiu um bom jogo, com uma exibição globalmente, muito conseguida, melhor na 1ª parte que na 2ª, mas e porque mais uma vez - isso tem que ser melhorado -, não soubemos matar o jogo e mais uma vez, sofremos um golo esquesito.
Também acho que já podemos concluir: esta equipa tem carácter, tem crença, tem alma e ao contrário do que muitos apregoavam, tem qualidade.
Agora que as coisas parecem encaminhas, vamos atacar a Liga portuguesa, pois queremos e temos capacidade para isso, ganhar o tetra.
UM abraço