quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONTRARIANDO AS PREVISÕES

Na época de 1924/1925, o FC Porto, surpreendentemente, venceu o Campeonato de Portugal, numa final que teve como opositor o Sporting, no dizer dos cronistas, o amplamente favorito à vitória final.

Segundo eles, os «leões» terão sido superiores durante o jogo que se disputou no Campo de Monserrate, em Viana do Castelo, só que, na baliza do Porto, estava um jovem de 19 anos com um nome exótico, de figura maciça mas de reflexos rapidíssimos, que magnetizava todas as bolas. Chamava-se Mihaly Siska, húngaro de nascença e entraria na galeria dos grandes ídolos do clube assumindo-se como um dos melhores guarda-redes de sempre. Siska, que se naturalizaria poucos anos depois, impôs a diferença. O FC Porto sagrou-se campeão de Portugal com uma vitória por 2-1. Marcaram os golos, João Nunes e Coelho da Costa, de penalty.


À chegada ao Porto, reportou uma revista portuense, «não podiam as festas da cidade ter como remate melhor acontecimento». Na estação de São Bento, milhares de adeptos e simpatizantes, acompanhados de banda de música receberam entusiasticamente os Campeões Nacionais. Foi improvisado um cortejo, com um grupo de populares empunhando archotes para percorrer várias ruas da cidade onde o povo do Porto se associou à manifestação, correspondendo com calor, entusiasmo e regozijo.

Campeões de Portugal de 1924/1925. Na foto da esquerda para a direita: João Costa, Júlio Cardoso, Mihaly Siska, Floriano Pereira, Balbino da Silva, Humberto Bragança, Coelho da Costa, Flávio Laranjeira, Pedro Themudo, Norman Hall, Artur Freire, João Nunes e Álvaro Sequeira.

Fontes: Livro de Ouro do Diário de Notícias e 100 Anos de História de Álvaro Magalhães e Manuel Dias

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Quer dizer que já naquela altura o S.João era antecipado?
Esse M.Siska não veio posteriormente a ser treinador do Porto?
É, daqueles tempos só consultando os arquivos...

Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Pois é, e nós a pensarmos que o S. João antecipado era coisa recente...

Siska, guarda-redes húngaro de grande classe, naturalizou-se português uns anos mais tarde a adoptou o nome de Miguel. Depois de acabar a carreira de jogador enveredou pela de treinador.

Foi bicampeão nacional nas épocas 1938/39 e 1939/40 no comando técnico do "seu" FC Porto, conforme se encontra documentado nesta minha rubrica Fragmentos da História.

Um abraço

Anônimo disse...

«... Esse M.Siska não veio posteri ormente a ser treinador do Porto?
...»


"Esse"? Sim, e morreu na qualidade de seu (do fcp) funcionário.

Está sepultado em Agremonte próxi mo do primitivo fundador do Clube.