terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

EM NOITE DE INFORTÚNIOS, UM RESULTADO ASSIM ASSIM!

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

De volta ao futebol europeu, o FC Porto perdeu hoje uma oportunidade de ouro de garantir desde já o seu lugar nos quartos-de-final da Champions League.

A noite foi de um desenrolar de infortúnios que penalizaram fortemente os Dragões, senão vejamos:

Fucile, escalado para ser titular neste jogo, durante o aquecimento ressentiu-se da lesão que o tinha já afastado do jogo frente ao Paços de Ferreira, teve de ceder o seu lugar a Sapunaru; Lisandro Lopez viu um golo seu mal anulado por pretenso fora de jogo; Helton, já nos descontos da primeira parte, consentiu um «frango» num remate inofensivo. Infelecidades a mais para um jodo desta importância.

O FC Porto foi quase sempre a melhor equipa em campo, demonstrando grande capacidade para levar perigo à área madrilena, onde espalhou o pânico. Porém, a habitual ineficácia finalizadora e algum facilitismo na defesa contribuiram para que o resultado evoluísse de forma pouco satisfatória.

Logo aos 2' Hulk pela direita passou em velocidade três adversários, cruzou para Rodriguez que, em boa posição, não foi capaz de bater Leo Franco; Aos 9 ', o mesmo Hulk volta a vencer a oposição e em vez de servir Lisandro optou pelo remate que saiu por cima da baliza; Aos 18' Lisandro coloca a bola nas redes mas o golo foi anulado por pretenso fora de jogo; Aos 22', Lisandro aproveitou uma falha da defesa, após um cabeceamento de Raúl Meireles, isolando o argentino que não perdoou, fazendo o empate; Aos 25' Lisandro teve de novo o golo nos pés, ao receber um cruzamento de Rodriguez, com um remate que o guardião desviou com o pé; Aos 29' Hulk isolado atirou contra o guarda-redes, quando todos esperavamos o golo; Aos 47' Leo Franco volta a defender, de recurso uma cabeçada de Rodriguez; Aos 55' é Lisandro que no coração da área, isolado não consegue concretizar; Aos 72' Lisandro Lopez atenua a injustiça do resultado , acorrendo com oportunidade e rapidez a um cruzamento da esquerda de Cissokho, fazendo a igualdade (2-2).

Tantas oportunidades para apenas dois golos! E como se não bastasse, dois golos sofridos perfeitamente evitáveis. O primeiro aos 3' numa falha de marcação de Cissoko a permitir espaço a Maxi Rodriguez que aproveitou e agradeceu a liberdade e o segundo num infortúnio de Helton a largar para a baliza uma bola fácil. Um «dejá vue» a lembrar o jogo frente ao Chelsea, nesta mesma fase da prova.

O resultado final, não sendo mau (os golos marcados fora podem ser uma mais valia) foi todavia injusto face ao superior futebol apresentado pelos Dragões. O Atlético foi bafejado pela sorte, livrando-se, sem saber ler nem escrever, de um resultado pesado.

No FC Porto destaque para as boas exibições de Bruno Alves, Fernando e Lucho, Lisandro Lopez, Rodriguez e Hulk, estes apesar de muito perdulários.
Jesualdo Ferreira tem finalmente a eliminatória ao seu alcance para pela primeira vez passar aos quartos-de-final. Espero que aproveite esta pequena vantagem.

2 comentários:

John disse...

Sorry for writing in English as I’m from Malaysia.

Judging by your article I’m pretty sure we are talking about the Atletico/Porto match. As a big fan of Argentina, it was great game for me watching Maxi and Lisandro scoring.

I know every Porto fans will agree that he is an asset for the team and my hope is that he keeps doing what he does best. Also not to forget the mercurial commander Lucho Gonzalez always inspiring the Dragons to greater heights.

Please check out my match review. Your comments are always welcomed.

http://mundoalbiceleste.blogspot.com/2009/02/ucl-atleticoporto-drew-lisandro-double.html

So what do you think about Porto’s chances in the 2nd leg, based on what you’ve seen from this match?

dragao vila pouca disse...

Sabe a muito pouco...

Num jogo em que fomos claramente superiores, dominamos e criamos as melhores oportunidades, fomos penalizados, porque por um lado, fomos perdulários, por outro, sofremos golos que já não se usam.
Em jogos a este nível, isso não pode acontecer e vamos ter de sofrer, quando já podiamos ter a eliminatória resolvida.
Mas tudo somado, gostei do F.C.Porto, que soube lutar conra todas as adversidades - Lesão de Fucile, golo madrugador, arbitragem má, frango de Helton, etc. - e honrar num país de grande futebol, o prestígio internacional dos Dragões.

Acredito que no nosso estádio, com o nosso apoio e entusiasmo, vamos chegar aos quartos-de-final.

Uma palavra para o forte apoio dos portistas em Madrid e para P.Assunção: falou muito, mas jogou pouco.

Um abraço