sexta-feira, 3 de abril de 2009

CONDENADO NA PRAÇA PÚBLICA, ABSOLVIDO NOS TRIBUNAIS

A verdade ainda é como o azeite, vem sempre ao de cima.

Conforme a esmagadora maioria dos portistas esperavam, Pinto da Costa viu o Tribunal absolvê-lo dos crimes de que era acusado pela equipa especial da PGR, chefiada pela Dra. Maria José Morgado.


Foi o epílogo lógico contra a atitude persecutória de quem tem a obrigação de zelar pela justiça, em vez de proteger gente sem carácter e escrúpulos, capaz de se vender para manter o "status" que tão nobremente lhe tinha sido oferecido e não soube preservar.

É inaceitável que num país democrático a Procuradoria Geral da República tenha tido uma actuação tão parcial, defendendo e aceitando versões não provadas, ditadas pela sede de vingança de testemunha pouco ou nada credível, qualidade alias posta em causa pela própria equipa de investigação que utilizando esse argumento lhe desvalorizou a confissão de um crime grave de agressão e tentativa de homicídio, ignorando entre outros factos um dossier anónimo, aparentemente emanado da PJ, que levantava outros suspeitos e outros crimes.

Ficou mais uma vez demonstrado, para quem ain
da tivesse dúvidas, que o Apito Dourado não passou de uma mera tentativa de assassinato desportivo contra a maior figura do desporto nacional de todos os tempos.

Jornalistas oportunistas, despidos de ética e de deontologia profissional, serviram-se cobardemente dos lugares privilegiados que ocupam na Comunicação Social, para lançar uma forte campanha de intoxicação da opinião pública, procedendo a um autêntico linchamento popular, usando e abusando das mais diversas ficções, inventadas por uma alternadeira frustrada, que Pinto da Costa ingenuamente sonhou recuperar e transformar numa senhora digna de todo o respeito, devidamente manipulada
e instrumentalizada por uma pseudo jornalista que modificou ao sabor de interesses inconfessáveis o teor dos textos originais do livro que serviu de base a toda a tramóia.

Esta decisão do Tribunal constitui por isso, uma derrota pesada, clara e inequívoca para as intenções evidentes dos Cartaxanas, Delgados, Santos, Manhas, Baptistas, Tadeias, Pinhões, Vasconcelos e demais medíocres deste país, puxa-sacos e aduladores do principal mentor e patrocinador desta artimanha, o hipócrita mascarado de defensor da verdade desportiva e transparência, apanhado em escutas telefónicas a escolher o árbitro para um jogo do seu clube e no balneário da equipa de arbitragem num encontro no seu estádio.

Também para os responsáveis desportivos que precipitadamente, pressionados e chantagiados por chico-espertos, cometeram o maior erro jurídico, castigando prematuramente, baseados em certidões da PGR e em relatos de uma mentirosa compulsiva, sem direito a contraditório, ambos ridicularizadas posteriormente pelos magistrados que apreciaram e arquivaram quase todos os processos.


Ainda para a PGR e PJ que apostaram forte, em meios humanos e financeiros, frenética e obsessivamente empenhados em oferecer ao país um «troféu» de inegável qualidade como bandeira da sua eficácia.


Para que a justiça se complete deve o FC Porto exigir a anulação do injusto castigo desportivo, a suspensão imediata do mandato da direcção da Liga, a irradiação do futebol dessa figura prepotente e ridícula que lidera a Comissão de Disciplina da Liga, bem como o pagamento de uma indemnização exemplar, que jamais reparará os estragos que a imagem de Pinto da Costa e o FC Porto sofreram.

Deve igualmente exigir desculpas públicas a Platini pela leviandade das suas injustas insinuações.

Pinto da Costa vê finalmente a sua honestidade reconhecida mas não ficará nunca livre de novas ameaças da escumalha que avidamente lhe preparará no futuro.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, parabéns pelo excelente post, que toca em todos os pontos.
Eles, podes ter a certeza, não vão perder pela demora, mas temos de regressar ao futebol jogado, até porque eles vão continuar a tentar por outro lado.
Tenho a certeza, que o Presidente, na altura que julgar oportuna, falará e colocará todos os pontos no is.

Um abraço

Anônimo disse...

"Vitória, vitória, é o nosso Presidente!" … ouviu-se à porta do Tribunal.
Muito bem, caro amigo, excelente comentário. Mas, como diz, é preciso estarmos preparados para novas ofensivas da escumalha. Porque esta gente não tem outros argumentos para dirimir. O embuste falhado vai abrir um "novo ciclo" do embusteiro Filipe Vieira e de seus acólitos. Vamos assistir, em breve, ao protagonismo hilariante da pseudo jornalista e instigadora de alto coturno Leonor Pinhão, da escritora rameira Carolina "Insossa", dos auxiliares menores Hermininho e Ricardinho, com o alto patrocínio da Procuradora "Morgadinha dos Canaviais"? Ou as "coisas" vão ser feitas pela calada, numa mudança de estratégia que já se vislumbra no caso "simulação vs Lisandro"?
De uma forma ou de outra devemos estar atentos e dar a resposta adequada à escória do desporto e da justiça.
Sou apologista de uma forte e concludente reacção do FC Porto enquanto clube vexado por um organismo que, em vez de o defender como dever meritório de uma associação de clubes, o empurrou para o julgamento compulsivo que extravasou para os "órgãos oficiais" da Comunicação Social. Deve, na melhor ocasião, o FC Porto recorrer a todos os meios para clamar justiça. Todos os portistas se devem mobilizar e levantar, bem alto, a voz da indignação.
Neste momento apetece-me invocar Pinto da Costa: "Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista".
Fernando Moreira - V.Real