quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DORES DE CABEÇA PARA JESUALDO?

Com a disponibilidade de Hulk, depois do castigo de dois jogos aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga, que foram cumpridos nas partidas frente ao Nacional da Madeira e Naval 1ª de Maio, há quem preveja grandes dores de cabeça para Jesualdo Ferreira formar o trio atacante titular que irá defrontar o Leixões, no dia 12 de Setembro, próximo jogo do FC Porto na Liga Sagres.

A somar a esta disponibilidade acresce a recuperação de Cristian Rodriguez, que se não sofrer qualquer contrariedade ao serviço da sua selecção, estará mais próximo do seu ritmo e da boa forma, bem como a resposta positiva dada pelo trio atacante que foi também responsável pelas duas últimas vitórias: Mariano Gonzalez, Falcao e Silvestre Varela, não esquecendo naturalmente Ernesto Farías.

O técnico vai portanto ter de gerir estas questões, que poderão à primeira vista, parecer de difícil resolução.

Com tantos dias de intervalo, sempre propícias a novidades capazes de alterarem estes dados (qualquer impedimento de ordem física pode acontecer até lá) pode parecer prematuro qualquer tipo de análise. Contudo, partindo do princípio que nada se alterará e o Professor terá à disposição todo o plantel (com a excepção de Orlando Sá), posso perfeitamente ensaiar um pequeno exercício puramente especulativo.


Creio que a participação dos atletas nas diversas selecções, a sua condição física e o momento do regresso, serão determinantes. Sabemos que os Sul-americanos irão apresentar-se na véspera do jogo contra o Leixões, pelo que terão desde logo esse factor a jogar contra si, face ao desgaste das deslocações. Falcao e Cristian Rodriguez poderão estar em causa para esse jogo, pelo menos como titulares, tanto mais que o primeiro confronto da Liga dos Campeões estará já no horizonte.


Mariano Gonzalez, Hulk, Farías e Silvestre Varela parecem por isso partir com alguma vantagem.

Suspeito que Jesualdo será fiel à sua admiração «platónica» por Mariano, pelo que, apesar de divergente, não ousarei equacionar outra solução que não seja o da sua inclusão na equipa titular. Sobram assim três candidatos para dois lugares. Sendo certo que haverá todo o interesse em dar minutos a Hulk, depois do descanso forçado, quanto mais não seja para o rotinar para a jornada europeia, suponho que o professor não terá quaisquer dúvidas: Hulk e Varela.

Dores de cabeça? Talvez, mas das boas!

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Para o Leixões: Hulk, Falcao, C.Rodríguez se vierem em condições da selecção.
Para o Chelsea: Hulk, Varela, C.Rodríguez, porque vamos ter de defender mais e aí o Varela é muito importante.

Abraço