quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PRIMEIROS PALCOS PORTISTAS - PARTE I

CAMPO DA RUA DA RAINHA

O Campo da Rua da Rainha foi o primeiro recinto que serviu de casa ao FC Porto, de 1906 a 1912, por iniciativa do refundador e presidente do Clube, José Monteiro da Costa.

Junto à sua residência, na mesma rua (actual Rua Antero de Quental, nome alterado após a implantação da República), havia um terreno alugado à Companhia Hortícola Portuense para viveiro de plantas, do qual sobrava um espaço não cultivado. Decidiu-se aproveitá-lo, tendo Jerónimo Monteiro da Costa, pai de José, presidido à comissão instaladora.


Construiu-se apenas um pequeno campo de 50x50 metros - o primeiro campo relvado em Portugal - mas ainda em 1906, os viveiros de plantas seriam transferidos para outro local, permitindo ao FC Porto criar um campo com as medidas oficiais rodeado de bancos para 600 pessoas.

As instalações comportavam ainda, um vestiário, um balneário com três chuveiros e dois enormes lavatórios de pedra-mármore, um bufete com balcão e mesas, bancos de jardim e no meio de denso arvoredo, uma espécie de ginásio ecológico, com argolas, barras fixas e trapézios (suspensos dos ramos das árvores). Num dos lados, ao centro, erguia-se uma majestosa tribuna destinada aos convidados de honra, a que hoje chamaríamos VIP.


A tribuna de honra

O Campo da Rua da Rainha foi inaugurado, em ambiente de solenidade, com um jogo entre o FC Porto e um grupo de ingleses, funcionários da já extinta Fábrica Graham que anos mais tarde viriam a dar origem ao Boavista FC.

Foi neste Campo que o FC Porto registaria, em 1907, a primeira visita de uma equipa estrangeira a Portugal, o Real Fortuna de Vigo, e a primeira vitória internacional, frente ao mesmo clube por 4-1, em 1911.

Imagem de uma fase do primeiro jogo internacional no Campo da Rainha frente ao Real Fortuna de Vigo


Nesta imagem, os jogadores do FC Porto com os do Real Fortuna de Vigo (equipados de branco), no primeiro jogo internacional disputado em Portugal, em 1907, no Campo da Rainha.

Em 1907, a sede do FC Porto foi transferida da sua primeira localização, na Rua de Santa Teresa, para junto da Rua da Rainha. No mesmo ano foi acrescentado ao complexo um campo de ténis.

No final do ano de 1911 o FC Porto foi informado da necessidade de ter de procurar outro local face à venda do terreno para a construção de uma fábrica. A mudança para o Campo da Constituição realizar-se-ia cerca de um ano depois.


Fontes: FC Porto - Figuras & Factos - 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Só da Constituição para a frente...sempre a melhorar até a um dos mais belos estádios do mundo, o estádio do Dragão!

Um abraço