terça-feira, 29 de julho de 2008

REFORÇAR COM MAESTRIA E BOM SENSO

A influência dos empresários dos jogadores no futebol actual está cada vez mais activa e contribui de forma decisiva para a constante movimentação de atletas que de forma geral vai proliferando na maioria dos clubes nacionais.

O FC Porto, considerado muito justamente um modelo de clube organizado não se encontra imune a este fenómeno. Apesar dos êxitos desportivos que normalmente vem acumulando, fruto de um trabalho de preparação prévia de qualidade, não tem sabido evitar as saídas e entradas mais ou menos contingentadas do seu plantel.

Todos os anos assistimos, com alguma preocupação, às carradas de contratações e empréstimos, naquilo que julgamos ser um contributo importante para o enfraquecer das finanças da Sad, pese embora as vendas milionárias que ciclicamente se vão concretizando.

Seria normal que num grupo de atletas normalmente campeões nacionais se fizessem alguns ajustes cirúrgicos, em função das vendas irrecusáveis por um lado e à correcção de falhas por inadaptação e/ou erros de casting por outro.

Esta época, era suposto que a equipa técnica e Administração colmatassem as saídas de Bosingwa, Marek Cech e Paulo Assunção, bem como salvaguardassem a hipotética saída de Quaresma e ainda eventualmente corrigissem algumas situações que não ficaram bem resolvidas a época passada.

Estamos a falar portanto de cinco ou seis contratações, que no concreto se transformaram em dez (Sapunaru, Benitez, Guarín e Cristian Rodriguez + Rolando, Fernando, Tomás Costa e Hulk a que e juntaram Candeias e Tengarrinha).

Este tipo de gestão deixa-me confuso se pensar que desde 2003/2004 já se introduziram no plantel 87 novos atletas à média de 14,5 por época: 13 (2007/2008), 11 (2006/2007), 19 (2005/2006), 20 (2004/2005) e 14 (2003/2004), sendo que o pelotão de emprestados tem aumentado de ano para ano.

Creio que está na hora de arrepiar caminho e proceder apenas às alterações que as necessidades e interesses da equipa impuserem, ignorando a pressão dos empresários e jogadores.

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro o Fernando já era do F.C.Porto e portanto não é aquisição, o Tengarrinha e o Candeias são jovens que fazem parte do plantel porque é necessário preencher determinados requesitos com jovens da formação.
Portanto ficam 7 e agora resta esperar que se afirmem.
Se o F.C.Porto pudesse contratar jogadores de alto nível...outro galo cantaria e bastariam contratar dois ou três.Mesmo assim com os erros cometidos,somos claramente os melhores.
Um abraço