quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BAÚ DE MEMÓRIAS

OS PRESIDENTES DA MINHA FILIAÇÃO (PARTE III)
JORGE NUNO PINTO DA COSTA

Associado do Clube desde os 16 anos de idade, viria a percorrer uma carreira ascensional como dirigente desportivo, passando por diferentes modalidades. Iniciou a sua carreira em 1962, com 25 anos, como vogal da Secção de Hóquei em patins. Três anos volvidos acumulou funções no Hóquei em campo. Em 1967 assumiu o comando de Secção de Boxe, onde curiosamente conheceu Reinaldo Teles praticante da modalidade. Em 1969 foi convidado por Afonso Pinto de Magalhães para ocupar o cargo de Director das Actividades Amadoras, que aceitou. Em 13 de Maio de 1976 tomou posse como Director do Departamento de Futebol sob a presidência do Dr. Américo de Sá. Uma das mais importantes medidas que tomou foi a contratação do "Mestre" José Maria Pedroto para treinador principal, desviando-o do Boavista onde trabalhava. A comunhão de ideias e de objectivos entre ambos acabaria por ser determinante para quebrar o jejum de 19 anos em que o futebol profissional portista se viu mergulhado. Era o germinar da hegemonia do futebol nacional.

Corajoso, determinado e contundente, Pinto da Costa ousou enfrentar os poderes instituídos do futebol nacional em tom agressivo e sustentado, reivindicando a verdade desportiva que à época não passava de uma miragem. Tal estratégia obrigou-o a fazer um interregno no seu objectivo de tornar o FC Porto no melhor Clube português e num dos melhores do mundo, face à falta de solidariedade manifestada pelo Presidente Américo de Sá.

Em Abril de 1982 foi eleito Presidente do FC Porto recomeçando a mudança a que se tinha proposto. Conduziu o Clube a grandes conquistas nacionais e internacionais projectando-o a todos os níveis. Tornou-se o presidente mais vitorioso do mundo, protagonizando um sumptuoso palmarés:

16 Campeonatos nacionais, 9 Taças de Portugal, 14 Supertaças Cândido de Oliveira, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça Uefa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais. Mas não se limitou ao futebol. Teve conquistas em quase todas as modalidades e escalões: Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol, Bilhar, Boxe, Natação, Halterofilismo, Atletismo, etc.

Os êxitos desportivos não fizeram descurar o aspecto patrimonial. O rebaixamento do Estádio das Antas e a dotação de cadeiras individuais nas bancadas foram dois dos vários melhoramentos operados nas instalações do FC Porto, que a pouco e pouco foram enriquecidas com outras estruturas, como diversos campos de treino relvados junto ao Estádio, a Sala museu Afonso Pinto de Magalhães no interior do Estádio das Antas, a Sala do Bingo, os painéis electrónicos, os torniquetes nas entradas, etc.
O ponto mais alto terá sido a construção do Estádio do Dragão, que modificou por completo toda aquela zona das Antas, implicando como se sabe a destruição de um conjunto de estruturas que constituíam uma pequena cidade desportiva. Com a perda do Pavilhão Gimnodesportivo o Andebol passou temporariamente para Santo Tirso, o Basquetebol para Matosinhos e o Hóquei em patins para Gondomar. Outras modalidades tiveram igualmente que mudar de ares. Chegou a estar projectada e aprovada a construção de um Pavilhão Multiusos com capacidade para 10.000 espectadores que pertenceria à Câmara Municipal do Porto e que o Clube utilizaria para a prática das modalidades amadoras, localizado do outro lado da VCI. Divergências com o novo Edil, Rui Rio, levaram à alteração do Plano de Pormenor das Antas inviabilizando essa estrutura. A alternativa foi da responsabilidade da Sad liderada por Pinto da Costa que convidou o arquitecto Manuel Salgado, o mesmo autor do projecto do Estádio do Dragão, a conceber com o patrocínio financeiro da Caixa Geral de Depósitos, o designado Dragão Caixa, que ficará localizado junto à estação do Metro, em terrenos pertencentes ao FC Porto, mas com a capacidade para 2.000 espectadores.

À esquerda o projecto aprovado por Nuno Cardoso, inviabilizado posteriormente por Rui Rio; À direita o projecto da autoria de Manuel Salgado que se encontra em fase adiantada de construção.

Os campos de treinos também destruídos foram substituídos pela infra-estrutura designada Centro de Treinos e Formação Desportiva Olival-Crestuma, complexo desportivo que foi construído pela Câmara Municipal de Gaia e que foi cedido, através de um contrato programa ao FC Porto.


É sócio honorário do FC Porto desde 1979, Presidente Honorário desde 1986, Dragão de Ouro em 1985, Medalha de Ouro da Cidade do Porto em 1985, Medalha de Mérito Desportivo em 1987, Sócio de Mérito da Associação de Futebol do Porto desde 1985, Dragão de Honra em 1987, Presidente da Sad desde 1997 e Membro da Comissão Permanente do G-14 (grandes clubes europeus), entre outras distinções.

Pinto da Costa está para o FC Porto como D. Afonso Henriques esteve para a nação portuguesa. Tal como o monarca, o Presidente portista teve que se revoltar internamente para seguir o rumo certo em direcção à hegemonia nacional e notoriedade internacional; Teve de afrontar os poderes instituídos e os lobies que lhe exigiam vassalagem e esgrimir uma luta feroz contra os mouros que pretendiam manter o domínio, a qualquer preço, do espectro desportivo português. Tal como o primeiro rei de Portugal, Pinto da Costa mostrou a têmpera dos homens do Norte granjeando apoios, admiração e reconhecimento, mas também muitas inimizades, invejas e movimentos persecutórios. Os Apitos Final e Dourado foram as formas mais ridículas, hediondas e demoníacas encontradas pelos medíocres deste país para tentar "assassinar" a personalidade do mais destacado dirigente desportivo de Portugal. Por toda a obra realizada no engrandecimento do nosso querido FC Porto só me resta prestar a minha mais sincera homenagem e dirigir-lhe o meu humilde reconhecimento:

OBRIGADO SR. PRESIDENTE PINTO DA COSTA!

P.S.: Com este capítulo termina esta rubrica que comecei há nove meses atrás, precisamente em 5 Fevereiro, constituindo por assim dizer a prenda de aniversário dos meus 39 anos de associado. Foi uma viagem ao meu passado de portista que me deu muito gozo percorrer e partilhar. Ideia surgida quando concretizava uma outra, a Galeria de Campeões com as fotos de todas as equipas de futebol que venceram os Campeonatos Nacionais e Internacionais, ideia álias clonada na integra ou parcialmente por outros blogues portistas, demonstrativo da apreciação que gerou.

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Sobre Pinto da Costa não é preciso acrescentar mais nada ao que disseste.
É uma obra para a história ou melhor é a História.
Um abraço