sábado, 15 de novembro de 2008

DE NOVO NO TRILHO CERTO


FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

Com a vitória de hoje o FC Porto recuperou o trilho das vitórias, que espero, o conduza definitivamente para a conquista em mais um campeonato nacional.

A crise parece efectivamente debelada ainda que continue a notar-se momentos de menor confiança que vai inibindo os Dragões de rubricar exibições consistentemente duradouras.

O jogo frente aos vimaranenses foi demonstrativo das dificuldades que a equipa ainda possui para chegar ao golo. Com uma primeira parte de bom nível, obrigando o seu adversário a remeter-se a uma defesa porfiada sem tempo para pensar sequer no ataque, o FC Porto só pecou pelo fraco aproveitamento do seu pendor atacante. Sapunaru e Lisandro no primeiro minuto da partida, Rodriguez e novamente Lisandro mais tarde, foram os autores dos remates mais perigosos do Porto. A exibição era positiva mas a ineficácia dos remates fazia as equipas recolherem às cabines com um injusto empate sem golos.

Curiosamente na etapa complementar o FC Porto baixou de produção. A ansiedade tomou conta da equipa e o futebol saía menos fluído. Apesar disso os minhotos nunca foram capazes de levar perigo à baliza de Helton, equilibrando o jogo mais a meio campo.

Aos 66' finalmente respirou-se de alívio no Dragão com o golo de Lisandro dando uma expressão menos injusta ao cariz do jogo, resultado que viria a ser ampliado por Farías, aproveitando da melhor forma um dos muitos lances que acabaram por aparecer em catadupa junto das redes de Nilson.

Foi uma vitória importante para o consolidar da confiança, sustentada numa exibição muito prometedora. Fernando todo o jogo e Rodriguez a espaços foram a meu ver os azuis e brancos mais em evidência.



Um comentário:

dragao vila pouca disse...

É uma pena, que o F.C.Porto, mesmo sem ter feito um jogo estraordinário, não tenha ganho por mais: merecia-o, sem dúvida nenhuma! Foi pena que tanta superioridade, tanto domínio, tantos livres, cantos e remates, perante um adversário que não criou um lance de perigo, não se reflectisse, num resultado mais dilatado.
Iniciando o jogo no sistema preferido de Jesualdo, o 4x3x3, a equipa portista entrou muito bem muito forte, mas foi uma pressão intermitente, que foi permitindo que o Vitória, com mais ou menos dificuldades, fosse levando a água ao seu moinho e aguentado o zero a zero. À equipa Campeã, faltou, principalmente, contundência no ataque e mais constância exibicional. Ficou a sensação que se o primeiro golo tem entrado mais cedo, poderiamos ter ganho por mais e jogado melhor. Na frente é que está, neste momento, o problema: Tarik está muito aquém do jogador da última época. Rodríguez, voluntarioso e empenhado, mas a falhar no último passe e também, em jogadas de contra-ataque com superioridade numérica - várias vezes o Cebola, perdeu a bola, quando se a passa bem, deixava um colega na cara do guarda-redes -, tarda em fazer um grande jogo. Sobra apenas Lisandro, que não tendo o mesmo instinto de matador do ano do Tri, é o melhor avançado da equipa.
Que falta fez Hulk, já que Farías, apesar do golo, jogou pouco.
Nos outros sectores não há grandes razões de queixa.

Um abraço