quarta-feira, 1 de abril de 2009

HÓQUEI EM CAMPO - MODALIDADE DE CAMPEÕES EXTINTA

Outra modalidade com grandes tradições dentro do FC Porto foi o Hóquei em campo, que conquistou vários campeonatos nacionais e regionais. Jogado em campos pelados as equipas eram compostas por onze jogadores.

Esta modalidade teve o seu início de actividade no Clube em 1929, graças aos esforços de José Teixeira Júnior, Carlos Diogo Moreira e do jornalista Rodrigues Teles, secundado pelo súbdito inglês Brunel Evans. O jogo de baptismo realizou-se em 1929, em Vila Nova de Gaia, no Campo Soares dos Reis frente ao Vilanovense. Forneceu excelentes jogadores, casos de Mário Capitão, Victor Ramalho, dr. Lino Ferreira, Agostinho Pena, engº Hugo Lopes, F. Trindade, A. Saraiva, Venceslau, Rui Baptista, entre outros.

A equipa dominadora da modalidade foi e é o Ramaldense, equipa com quem o FC Porto se bateu galhardamente e que ainda se mantém em actividade. Ainda assim, dos chamados três grandes são os Dragões que registam maior número de títulos (7).

Palmarés: Campeões nacionais da 1ª Divisão em 1951/52, 1961/62, 1963/64, 1967/68, 1973/74, 1975/79 e 1977/78.Vencedor da Taça de Portugal em 1979/80.

Em 1989 por falta de apoios a modalidade foi suspensa.

Equipa que venceu o campeonato de 1951/52. Da esquerda para a direita, em baixo: Manuel Verde, José Guedes, Fernando Moura, Wenceslau Teixeira, Lino Ferreira e Mário Capitão; Em cima: Belmiro Medeiros (Chefe de Secção), José Luis, Manuel Pires, Júlio Silvano, José Pinto, Eugénio Soares, Artur Pereira, Carlos Pinto e Francisco Gonçalves (Massagista).

Fontes: Figuras e Factos 1893-2005 de J. Tamagnini e Manuel Dias; História Oficial do FC Porto de Alfredo Barbosa e Revista Dragões

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Eu como joguei futebol no Ramaldense, que dominava no HÓquei em Campo, assisti a grandes duelos e a grandes confusões. Aquilo valia tudo, menos tirar olhos.
Quem sabe se no futuro ainda não voltamos a ter Hóquei?

Um abraço

Unknown disse...

eu tenho orgulho no snr manuel verde, campeão pelo f.c.porto e ferveroso benfiquista.
isto demonstra o brio e a grande classe de grandes homens no desporto
obrigado meu pai por me teres ensinado esses valores