terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VITÓRIAS SEM BRILHO... O DESÍGNIO DESTA ÉPOCA!

FICHA DO JOGO

(Clicar para ampliar)

Mais um jogo, mais uma vitória, mas novamente sem brilho. Parece ser o desígnio desta época, quaisquer que sejam os jogadores utilizados por Jesualdo Ferreira, utilizada que foi a segunda linha, face à quantidade de jogos agendados para este mês de Janeiro, para cumprir o calendário das várias provas em que o FC Porto se encontra inserido.

Depois da Taça de Portugal seguiu-se a Taça da Liga, de nome mais verdadeiro «Taça Lucílio Baptista», que Jesualdo, ousadamente, diz querer ganhar! Nem as pensa!

O interesse desta partida, revestia-se essencialmente na possibilidade de apreciar o desempenho dos jogadores menos utilizados, hoje chamados quase na totalidade para formar o elenco titular.


A grande maioria desperdiçou mais uma das poucas ocasiões para apresentar credencias com vista a projectar-se na equipa principal. Um fiasco completo!

Miguel Lopes, Maicon, Prediger, Tomás Costa, Mariano Gonzalez e Orlando Sá, foram uma completa nulidade; Nuno André Coelho e Valeri um pouco menos mal e Nuno, a par dos titulares Varela e Álvaro Pereira, as três figuras do encontro. Muita parra e pouca uva, portanto.

Jogo de fraca qualidade, frio, triste, desinspirado e sem atractivos. É tudo quanto me ocorre neste momento. A reduzida assistência é demonstrativa do divórcio dos associados perante tão frágeis espectáculos, apesar do convite de Jesualdo. Acho que deveria servir de reflexão para a equipa técnica e jogadores.

Fico assim, ainda mais preocupado, numa altura em que as lesões e os castigos estão a fazer mossa. Já para não falar do «colinho» dos rivais.

Enfim, vida difícil em perspectiva!

4 comentários:

Pedro Rocha disse...

Eu gostei do jogo. O tal brilhantismo tem estado afastado dos nosso últimos jogos e perante as condicionantes da partida as segundas linhas deram uma boa conta de si. O problema começou quando o Tomás Costa foi forçado a recuar no terreno em virtude da saída do Prediguer. Não gostei do Mariano nem da falta de coordenação no eixo da defesa, mas cá está, neste último caso isso só se atinge com o tempo que esta equipa não tivera ainda.

Abraço

dragao vila pouca disse...

Ponto 1: embora na génese a ideia da Taça da Liga tenha sido boa, pelas confusões, trapalhadas e poucas vergonhas, como se viu por exemplo, domingo na Luz, eu a esta Taça não ligo puto. Nem me aquece nem me arrefece.

Ponto 2: por isso entendo que nestes jogos devem ser dadas oportunidades aos menos utilizados e aos jovens da formação, para ganharem ritmo e mostarem valor. Mas é difícil que quem raramente joga e quem nunca jogou junto, possa, contra equipas já formadas como é a do Leixões, mostrar muita coisa e por isso é preciso algum cuidado com certos juízos de valor.

Ponto 3: o jogo foi fraco, mas a vitória, que era o que interessava, foi conseguida e depois não podemos exigir a estes, o que os outros, que jogam muitas vezes poucas vezes nos oferecem.

Um abraço

Ricardo Vara disse...

Ontem não era uma boa ocasião para avaliar o jogo da equipa ou possíveis progressos, mas numa coisa estou de acordo: há ali jogadores sem classe e sem qualidade para representar o FC Porto. E quando o treinador aposta num sistema que não privilegia o futebol atractivo...

Anônimo disse...

Excelente jogo do Tomas Costa. Provou ontem que não é so um jogador esforçado. Para além de correr pelo prediguer (lento, estático e pouco esclarecido com posse de bola-nao justificou os milhoes gastos) e valeri (excelente técnica, visão de jogo,eximio nas bolas paradas mas sem ritmo "europeu"), teve na qualidade e precisão do passe (muitos deles na diagonal e de 30m) o melhor que alguma vez demostrou. Ontem Tomas Costa melhor em campo.

Destaco Varela que aparece numa forma excelente. Grande capacidade para receber a bola de costas para a baliza e num toque estar de frente para o adversário e baliza. Só ao alcance dos jogadores acima da média.
Miguel Lopes subiu muito de rendimento ao longo do jogo. Passes para os centrais nao se podem fazer. Jesualdo fala bem na ansiedade do jogador. Com jogos e competição vai crescer.
Bom jogo dos centrais. Estamos seguros quanto a uma eventual venda ou lesao do bruno e rolando.

Mas o meu destaque vai para um jogador que faz jogar a equipa. Digam mal dele (muitas vezes trapalhão) mas foi ele que fez jogar. Procura o meio, abre na linha, desiquilibra. Os jogadores constantemente procuraram mariano para lhe entregar a bola e a dificil tarefa de construção do jogo. Não é titular porque a concorrencia é mt forte e acima de tudo é inconstante, mas Mariano prova, na minha opiniao,todo o curriculo que tem. Tecnicamente acima da média. Trapalhao varias vezes,mas segura a bola como poucos e pormenores fantasticos. tácticamente como poucos. Talvez lhe falte a tal disponibilidade fisica que jesualdo tanto fala. Se mariano fosse constante como varela, seria um jogador para outros campeonatos. Quando o autor da cronica diz que Varela chega, fez-me lembrar um comentario que fiz no final do jogo ao meu pai e avo (90 anos e tava naquele gelo!): " mariano acima de qualquer jogador hoje". Nota-se. Percebe-se. Sente-se. Jesualdo sabe. E nós sabemos, que Mariano nunca terá a consistencia que desejariamos. Porque se a tivesse, estaria(continuaria) no Inter e na selecção!Agora que venham os entendidos escrever que os bons jogadores são os consistentes e regulares. Tem toda a razao. Voltem a ler o parágrafo! mas como disse, apenas expresso a minha opiniao e nao percebo os burros (são poucos felizmente) que assobiam constantemente o jogador.Espero também que sejam coerentes e num momento de fantasia ou num golo do mariano assobiem mais alto para realmente os ouvirmos.

Ultimo apontamento. Fraca assitencia no Dragao. Uns pelo frio, outros por ser uma terça, outros por ser um jogo da taça da liga, outros por ser a equipa B a jogar. Mas a instituição Futebol Clube do Porto estava com aquele frio, numa terça, para a taça da liga e com a equipa B a jogar.
por isso, aqueles que ficam no sofa tem a informação que a televisão lhes fornece.
E é com essa informação que comentam. Não digo que seja a pior, mas é a chamada informação da Tv.
_________________

O melhor comentário que vi de um portista sobre o jogo com o Leixões.