quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

VOCAÇÃO INTERNACIONAL

José Monteiro da Costa, o refundador do FC Porto, alimentava a esperança de que o clube havia de ser grande, não se limitando a defender o bom nome da cidade, mas também o de Portugal em pugnas desportivas contra estrangeiros.

Por isso, desde cedo se empenhou em alargar horizontes. Foi mesmo a primeira equipa portuguesa a receber um adversário de outro país, o Real Fortuna Foot-Ball Club, de Vigo, em 15 de Dezembro de 1907 e também o primeiro Clube português a jogar no estrangeiro, em 1908.

Em 23 de Abril de1911, a equipa do FC Porto, formada totalmente por jogadores ingleses (a maior parte dos quais pertencentes à equipa de 1893) , recebeu a equipa francesa, a primeira a jogar em Portugal, Vie au Grand Air du Médoc, de Bordéus. O resultado foi uma honrosa derrota por 1-0.

Equipa do FC Porto, constituída por jogadores ingleses, alguns ainda da equipa fundadora de 1893. Sentados da esquerda para a direita: Harry Dutton, John Jones, Jansen, Alex Caw e Harrison; De pé: Webber, Watson, Kendall, Albert d'Almeida, Brugmann e Stanley Charles

A morte prematura de José Monteiro da Costa, com apenas 29 anos, ocorrida no ano de 1911, não fez esmorecer a ambição, antes pelo contrário.

A 17 de Março de 1912, os azuis e brancos deslocaram-se a Espanha para defrontar o Vigo F.C., a quem venceram por 4-1.

Depois, foi um desfilar de adversários, alguns dos mais poderosos do mundo. Em 1921, por exemplo, o FC Porto seria visitado pelo Real Madrid, por quem foi derrotado por 5-0, suscitando imediata reflexão crítica, seguida de mudanças drásticas em todos os sectores da equipa e do Clube.

Em 1923 foi a vez dos húngaros do Ferencvaros visitar o Porto.

A «vocação internacional» do FC Porto, profetizada por José Monteiro da Costa, manifestou-se repetidamente ao longo dos anos 30. No dia 1 de Janeiro de 1931, os Dragões receberam, na Constituição, os espanhóis do Desportivo da Corunha, a quem infligiram uma pesada derrota por 6-0.

Três dias depois voltaram a ganhar, por 6-3, frente ao Meteor de Praga, da Checoslováquia.

No dia de S. João, 24 de Junho frente a outro clube galego, o Celta de Vigo, o FC Porto perdeu por 3-2 e em Julho, a 19 e a 26, são os brasileiros do Vasco da Gama os adversários. O Vasco ganhou o primeiro encontro por 3-1, mas não evitou a «resposta» do Porto, oito dias depois, no Estádio do Lima, por 2-1. Esta vitória portista despertou um enorme regozijo entre os portugueses no Rio de Janeiro, considerando a vitória uma proeza, ao ponto de mandarem executar um troféu comemorativo: uma estatueta de bronze intitulada «Vitória».

Taça Vitória

Na década de 30, o FC Porto disputou ainda os seguintes encontros com equipas estrangeiras:

(Clicar no quadro para ampliar)

A II Guerra Mundial afectou o intercâmbio desportivo e só a 3 de Junho de 1945, o FC Porto retomaria os contactos internacionais, defrontando e vencendo, no Lima, o Real Madrid, por quatro bolas a uma.

Fontes: FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes e FC Porto - 100 Anos de História, de Álvaro Magalhães e Manuel Dias

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

A história gloriosa do F.C.Porto, está recheada de gente com vistas largas...

Um abraço

Anônimo disse...

- «As gentes do Porto são ordeiras. Se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças»

- «É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital»
Palavras de JMPEDROTO

Anônimo disse...

Mestre PEDROTO:

"As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças de Portugal


"Há uma guerra fria cuidadosamente desenvolvida contra o FC Porto pelos meios de Comunicação Social de Lisboa (jornais, rádio e RTP) e alguns jornalistas influentes em jornais do Porto


"Não tenho ido à rádio porque de Lisboa estão sempre a interromper


"É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes na capital e de permitir que na província as pessoas se sintam menos relegadas ao esquecimento e, definitivamente, não sejam apodadas de míopes, de visão estreitamente reduzida, com que muitas vezes as rotulam aqueles que querem manter a situação de continuarem centralmente a beneficiar e a distribuir a seu gosto o que afinal é de todos

in o jogo

Ricardo de Sousa disse...

Ao ver a tabela reparo que nos "demos" muito bem com o Celta de Vigo... Conheço outras equipas que não podem dizer o mesmo... xD

Selecção do Brasil?

Abraço
O Tunel Dourado em http://carregaporto.blogspot.com

Anônimo disse...

"Lava as mãos perante noticias que inquietam um associado, assume por actos que estava a atrasar o processo e agora viola regras básicas do direito"

in o jogo ( sobre a Comissão Disciplinar )
______________

Viva a verdade desportiva...