sábado, 8 de maio de 2010

ACABAR EM BELEZA

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

Falar do jogo do FC Porto em Leiria, resume-se praticamente à segunda parte, período em que os Dragões puxaram dos galões e partiram para um futebol simples, prático e demolidor, que lhe haveria de render quatro golos. Para trás tinham ficado 45' de marasmo tão incompreensível quanto imperdoável, onde o adversário se deu ao luxo de mandar no jogo marcar 1 golo e falhar mais duas ocasiões flagrantes.

A equipa apresentou-se com as novidades Nuno André Coelho e Valeri. Se o central não comprometeu, realizando até uma exibição credível já o médio argentino esteve longe do que seria aceitável. A manifesta falta de qualidade do passe foi o principal responsável pela exibição cinzenta do primeiro período, aliado à boa organização defensiva dos leirienses.

Com a entrada de Cristian Rodríguez logo no início da segunda parte, O FC Porto soltou-se, foi muito mais agressivo e perigoso, tendo como consequência um futebol fluído, prático e demolidor.
Os golos e as oportunidades apareceram como corolário lógico destas qualidades.

Ao objectivo da vitória os azuis e brancos ainda puderam somar um outro de que se falou durante a semana, o de contribuir para que Falcao marcasse, no sentido de viabilizar a sua candidatura ao título de melhor marcador do campeonato. O colombiano não foi muito feliz, mas ainda assim apontou dois golos, o primeiro obtido com um gesto técnico espectacular e o segundo de grande penalidade, guindando-se ao 1º lugar com 25 golos, mais um que o benfiquista Óscar Cardozo, que amanhã terá todas as possibilidades de vencer o troféu.



Boas exibições de Álvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Falcão e Hulk, todos na segunda parte. O FC Porto encerra o Campeonato, na terceira posição com 68 pontos, 70 golos marcados e 26 sofridos.

Desde que Hulk foi despenalizado pelo CJ da FPF, os Dragões somaram por vitórias os nove jogos ralizados (7 para o Campeonato e dois para a Taça de Portugal), com a cifra de 35 golos marcados (média de 3,8 golos/jogo) e 6 sofridos, o que diz bem da influência no desfecho do campeonato de um tal de Ricardo Costa.

3 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Grande Falcão! Vamos ver se amanhã não haverá uma mãozinha a ajudar o feioso do ponta-de-lança suplente do benfas (o titular é o Ricardo Bosta). Hoje tive 1+2 alegrias:
PARABÉNS SP. ESPINHO, muitos parabéns (voleibol)! PARABÉNS BELENENSES, muitos parabéns (futsal)! Para o benfas, mais dois títulos para o caixote do lixo... Era para ganhar tudo, não era? Era, porque não é. Oh reles mouros, só ganhais com os túneis e o Ricardo Bosta a ponta-de-lança. Mas amanhã há mais: nem com o "lustroso" ponta-de-lança e o "figurinha" Hermínio Toureiro ides lá. VIVA O BRAGA! DESCARREGA BENFICA...

Dragão Azul Forte disse...

Quase que ganhavam no futsal, quase no voleibol, quase no andebol, quase no hóquei, em futebol quase que ganhavam a Liga Europa, quase que ganhavam a Taça de Portugal e... veremos se ganham hoje. No fim, o caixote do lixo dos benfas estará cheio de "quase" e só irá para a vitrina a "taça hermínio toureiro/ricardo bosta". DESCARREGA BENFICA...

dragao vila pouca disse...

Depois de no jogo do Dragão, frente ao Guimarães, Valeri, na esquerda, ter sido um corpo estranho, não dando uma para a caixa, Jesualdo, mais uma vez apostou no argentino e lá está, as coisas não funcionaram. Valeri foi um a menos: desequilibrou a equipa, o meio-campo andou perdido, longe da frente, mal organizado e se a isso juntarmos Belluschi na direita, quando está na cara, que rende mais no meio e próximo da área, estão encontradas as explicações para a pálida primeira-parte do F.C. Porto, que chegou ao intervalo em desvantagem - Mesmo entrando pelos olhos dentro o que estava a correr mal no jogo do Dragão, Jesualdo, fiel aos seus princípios de nunca mudar antes da ida para as cabines, só o faz em caso de força maior, só alterou depois do descanso. E tudo mudou: com Rodríguez do lado esquerdo, no lugar do bibliotecário, o F.C.Porto voltou ao normal, fez uma excelente segunda-parte, chegou a ter momentos de brilhantismo, deu a volta ao resultado e se podia ter sofrido mais um ou outro golo, também podia ter marcado mais dois ou três, caso não houvesse a tentação de, em boa posição para marcar, procurar ajudar Falcao a ser o melhor marcador da Liga.

Uma palavra para as claques, que mais uma vez fizeram uma grande exibição. Mesmo numa temporada que correu mal, o apoio nunca faltou e isso merece uma palavra de parabéns, que dou com todo o prazer e sem qualquer tipo de complexos.

Um abraço