quarta-feira, 12 de maio de 2010

HISTORIAL AZUL E BRANCO NA TAÇA DE PORTUGAL

A Taça de Portugal é uma das competições com mais tradições no panorama desportivo nacional, começando a disputar-se neste formato desde a já longínqua época de 1938/1939.

Há quem a considere a prova rainha do futebol português pelo facto de se tratar de uma competição "sui-generis", envolvendo equipas de vários escalões do futebol Nacional. Equipas de menores recursos têm nesta taça a possibilidade de esgrimir forças com as mais consagradas e tornarem-se em «tomba-gigantes».

Na lista dos vencedores da Taça de Portugal, figuram, para além dos três grandes de Portugal, clubes como o Boavista, Belenenses, Vitória de Setúbal, Académica, Estrela da Amadora, Leixões, Sporting de Braga e Beira-Mar, num total de onze emblemas.

No que ao FC Porto diz respeito, não se pode dizer que esta prova seja muito importante. Há adeptos que têm a tendência para a desvalorizar, talvez pelo facto de encerrar a tradição da «obrigatoriedade» da final ser jogada em Lisboa (mais precisamente em Oeiras), no estádio nacional do Jamor (um dos símbolos salazaristas).

Tendo em conta que as edições de 1946/47 e 1949/1950, não foram disputadas, a prova completa esta época 68 anos. As participações azuis e brancas foram, ao longo das épocas, algo modestas, atendendo à grandiosidade do Clube.

A foto documenta algumas das vitórias na Taça de Portugal

O FC Porto conta com apenas 14 êxitos em 26 presenças na final. Estreou-se nas finais só em 1952/53!

Década de 50: 2 vitórias em 4 presenças

Década de 60: 1 vitória em 3 presenças

Década de 70: 1 vitória em 3 presenças

Década de 80: 2 vitórias em 5 presenças

Década de 90: 4 vitórias em 5 presenças

Na última década os Dragões superaram as suas presenças na final da Taça, onde somam quatro vitórias nas seis anteriores edições, com possibilidades de somar mais uma, a deste ano.

3 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

O sócio número um do F.C. Porto.
Henrique Dias Faria, 96 anos, é o novo sócio n.º1 do Futebol Clube do Porto. É sócio desde 1914, por influência de familiares e amigos, e diz que é uma grande alegria ser o dragão mais antigo.
13-5-2010 - Notícia no site do JN, com vídeo.

dragao vila pouca disse...

Grande historial, que, se não acontecer um escândalo, vamos acrescentar mais uma Taça.

Um abraço

Dragão Azul Forte disse...

A propósito da notícia da Tb-benfas (bacoca, moura e trafulha)sobre a morte de um adepto infiel de Braga ou de lá perto:
São as novelas da Tb moura. Não há dúvida que superam em qualidade as da TViii! E os argumentistas, por este andar, ainda são contratados pela TvGlobo tal a originalidade dos argumentos… São mesmo uns palhaços esses f.d.p.. E sabem uma coisa: os pacóvios dos telespectadores (tão ou mais estúpidos que os "brilhantes" artífices desta "espectacular" Tb) rejubilaram com a notícia; é que lhes fazia mesmo jeito mais um mártir à semelhança dos coitadinhos seguranças do obscuro túnel da Luz. F.D.P!
Uma sugestão: por que não os adeptos do SC Braga inundarem de telefonemas a Tb-Bacoca inquirindo da hora do "funeral"?