quinta-feira, 20 de maio de 2010

A INFLUÊNCIA DAS LESÕES

Com as competições nacionais encerradas, no que ao futebol profissional diz respeito, é hora de fazer o balanço da época que terminou.

Apesar do falhanço do objectivo principal, a conquista do pentacampeonato, o FC Porto não deixou de coleccionar mais dois títulos importantes para o seu historial, a Supertaça e a Taça de Portugal, abrindo e encerrando a época a ganhar.

Para além disso, na Europa ficou-se pelos oitavos-de-final da prova rainha.

Foi uma época em que nem tudo correu bem. As lesões marcaram decisivamente a irregularidade do desempenho da equipa. Jogadores influentes estiveram afastados durante muito tempo (Cristian Rodriguez, Silvestre Varela, Rúben Micael, Farías, Hulk) e outros fizeram uma época muito abaixo do seu normal (Bruno Alves, Raul Meireles, Fucile).

As revelações foram os reforços Álvaro Pereira, Falcao e Silvestre Varela e as decepções Prediger e Valeri.


Beto e Guarín emergiram na parte final da época, altura em que Jesualdo foi obrigado a apostar num sistema de jogo diferente, o 4x4x2.

Ficou evidente que a planificação não sortiu o efeito desejado, face ao falhanço de algumas individualidades. O lugar de trinco não foi convenientemente acautelado. Fernando continuou sem concorrência à altura. Aliás considero este lugar de fulcral importância onde deveríamos ter até mais que duas opções. Acho que este lugar é a chave do problema actual do FC Porto.

Fernando é um bom jogador, defende bem, é acutilante, recupera muitas bolas, mas tem um conjunto de problemas insanáveis. Sai mal a jogar, não tem qualidade de passe, desperdiça demasiado jogo e coloca frequentemente a defesa em apuros com entregas de bola ao adversário, em zonas do terreno absolutamente proibidas.

Necessitamos de um trinco com classe! Que defenda bem, recupere bem, com qualidade de passe, com boa meia distância e que apareça, quando necessário, em zona de finalização.

Por outro lado, Jesualdo demorou demasiado tempo a concluir que a equipa tinha de jogar num sistema diferente do seu preferido, face à ausência de um nº 8 do gabarito de Lucho. Belluschi rende incomparavelmente mais como nº 10 e Valeri não mostrou qualidades para integrar o plantel.

Os desajustados e incríveis castigos de Hulk e Sapunaru contribuíram de igual modo para um menor rendimento.

Ao longo da época, Jesualdo Ferreira utilizou 31 atletas, nas quatro principais provas.

Álvaro Pereira sobressai como o mais utilizado, dividindo o pódio com Rolando e Bruno Alves:

2 comentários:

Anônimo disse...

PJ identificou suspeitos de ameaçar árbitros

Crimes terão ocorrido ao longo dos últimos oito meses. Polícia fez buscas em Portugal continental e nos Açores

A Polícia Judiciária constituiu arguidos nove jovens adeptos de «um clube de Lisboa», da principal Liga, suspeitos de injúrias, coacção e ameaças sob quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que os arguidos, «antes dos jogos do clube em causa, coagiam e faziam ameaças à integridade física e de morte aos árbitros nomeados e aos seus familiares».

A mesma fonte adiantou que, por agora, «não há indícios que levem a polícia a considerar que se tratam de elementos de claques organizadas, com instruções do próprio clube».

«Não temos elementos que provem o envolvimento do clube. Porém, as investigações continuam para apurar as relações entre os nove arguidos e a eventual ligação com o clube de Lisboa», disse a fonte policial.

Os factos, adiantou a mesma fonte, ocorreram por ocasião de vários jogos desse clube a contar para o último campeonato de futebol e foram os próprios árbitros que os denunciaram à PJ.

As ameaças eram feitas por telemóvel, nomeadamente por SMS, tendo esta quinta-feira a PJ realizado nove buscas domiciliárias, em Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delegada.

Nas buscas foram apreendidos 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e documentos.

Os arguidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, a mais ligeira medida de coacção
_in tvi 24___________

Mas isto é gravissimo.
Porque a cs não dá relevo?!
Qual foi o clube??
E fizeram-no a soldo de alguém e de forma organizada ???!!!!

dragao vila pouca disse...

Foram as lesões, más opções, túneis, árbitros, falta de liderança, dentro e fora do campo, foi um Porto muito longe de daquele Porto que estavamos habituados. Acredito que o diagnóstico está feito, as terapias encontradas e para apróxima época tudo vai ser diferente.

Um abraço