terça-feira, 4 de maio de 2010

A TARDE AZUL DE LEMOS

A vitória de Domingo frente aos abutres da Luz, trouxe-me à memória a época de 1970/71, em que o FC Porto bateu o seu rival, nas Antas por concludentes 4-0, todos os golos marcados por Lemos, decorria então a longa travessia do jejum de dezanove anos, que só seria interrompido em 1977/78.

Aconteceu na tarde soalheira de 31 de Janeiro de 1971. Lemos endiabrado, desbaratou a defesa lampiónica, transformando-a num autêntico queijo suíço cheio de buracos, transformando-se no herói da tarde.

Era o tempo da vida barata em que os jogadores de futebol eram contemplados com prémios oferecidos pelas Empresas.

Nessa tarde foi anunciado através da instalação sonora a oferta de um guarda-chuva "Bangu" ao jogador do Porto que marcasse um golo ao Benfica; meia dúzia de camisas "Cinco Quinas" se marcasse dois e um módulo completo de trinchas e pincéis "1001", ao jogador do Porto que marcasse três golos! Os sorrisos instalaram-se nos semblantes dos adeptos portistas, pela improbabilidade do feito frente a adversário tão forte.

A equipa portista entrou bem no jogo e a passe de Pavão Lemos fez o primeiro golo, por volta dos vinte minutos, levando a bancada ao rubro. O guarda-chuva estava já no papo.

Chegava o intervalo e com ele nova oferta. Agora de uma mobília de quarto ao jogador do Porto que marcasse quatro golos, naquele jogo!

Desta vez a massa adepta não evitou um coro de gargalhadas.


Mas o melhor estava reservado para o segundo tempo. Lemos, com toda a sua disponibilidade e espírito de luta
que o caracterizava, nunca dava como perdido qualquer lance.

Perante a incredibilidade de todos, inclusive da defensiva encarnada, correu como louco para apanhar dentro dos limites do terreno do jogo, um passe que parecia demasiado comprido. Já muito perto da linha de cabeceira, evita que a bola saia, domina-a, vira-se para a baliza e em ângulo muito apertado remata forte e faz a bola passar entre as pernas do guarda-redes José Henrique. Espectacular! As bancadas corresponderam com um estrondoso e prolongado aplauso. Outro no seu lugar não teria dispensado tal esforço e a bola perder-se-ia.

O terceiro nasceu de um lançamento de linha lateral efectuado pelo médio Bené. Lemos recebeu a bola olhou para a baliza, viu o guarda-redes ligeiramente adiantado, desenhou um eficaz e vistoso chapéu, fazendo a bola beijar as malhas,provocando mais uma explosão de alegria.

Contra todos os prognósticos, Lemos acabava de juntar ao guarda-chuva e às camisas, as trinchas e os pincéis, perante o olhar atónito de adversários e massa adepta portista!


Querem ver que o Lemos se está a fazer à mobília? A resposta não demorou, Lemos apontou mesmo o quarto golo, sagrando-se rei por uma tarde.


O FC Porto terminaria esse campeonato, curiosamente na 3ª posição (com 37 pontos), menos 1 que o Sporting (2º) e menos 4 que o Benfica (1º). O Jogo da Luz traduziu-se num empate a duas bolas e Lemos foi o autor dos golos portistas.

Equipa de 1970/71. Da esquerda para a direita, em cima: Rolando, Gualter, Pavão, Valdemar, Manhiça e Rui; Em baixo: Abel, Custódio Pinto, Bené, Lemos e Nóbrega.

10 comentários:

Silvestre disse...

Bom dia

Desde criança que ouço falar deste jogo lá em casa, todos falavam do Lemos que pelos vistos não terá "durado" muito a jogar a alto nível mas ficará para sempre na lembrança pelos 6 golos à aves numa só época. É obra. Adorava ter esta (e muitas outra fotos a cores) será possível, haverá por aí quem a tenha e possa partilhar ?

dragao vila pouca disse...

Lemos 4+2... Pois ele marcou 4 golos nas Antas e tinha marcado 2 na Luz.

Vi o jogo e ouvi as risadas da malta, quando o speaker anunciou:" as tintas Barbot oferecem ao jogador do F.C.Porto que marcar 3 golos, 5o contos". Marcou 4 e tive uma grande alegria pois naquela altura, 4-0 ao Benfica era obra. Viriamos a perder esse campeonato ingloriamente, com um empate em casa frente à Académica seguida de uma derrota na Cuf com a expulsão do Lemos.

Outros tempos...

Um abraço

Dragão Azul Forte disse...

• A proeza de António Lemos igualou a de Carlos Nunes que, 35 anos antes, em 22 Mar.1936, havia marcado 4 golos ao rival Sporting, no Campo do Ameal, no Porto. Aí o resultado a favor dos azuis-e-brancos foi bem mais dilatado, 10-1 (!), e era o primeiro "poker" num "clássico" (FC Porto versus Benfica versus Sporting). Só Lemos repetiu a façanha!
• Nas épocas 70-71 e 71-72 marcou, respectivamente, 18 (melhor marcador da equipa) e 8 golos no Campeonato.
• Em 1973 (decorria a época 1972-73) Lemos – que não obtivera o estatuto de "Atleta de Alta Competição" (provavelmente por ser jogador do FC Porto…) imprescindível para o subtrair à guerra do "Ultramar" – foi mobilizado para Cabo Verde pelo Exército Português. Mas o inesperado aconteceu: o avião, que transportava Lemos e a sua Companhia de Operações Especiais, fez um "desvio" na rota e aterrou em… Bissau (Guiné). E todos aqueles soldados que julgavam ir para uma "guerra" branda no arquipélago das belas mulatas e da romântica morna, lá ficaram naquela que era a colónia portuguesa com a conjuntura militar mais difícil e perigosa. Acresce que, no início do ano de 73, o PAIGC (movimento independentista) incrementara as acções de guerra criando muitas dificuldades às tropas portuguesas que combatia desde Janeiro de 1963.
A Guiné-Bissau estava a 'ferro e fogo' e, talvez por isso, a "Companhia" de Lemos tenha sido desviada para aquele território.
• Voltou da Guiné em 1974 ainda a tempo de participar na época de 1974-75, a última que faria pelo FC Porto.
• Lemos jogou no FC Porto ao lado de grandes futebolistas como Rolando, Custódio Pinto, Nóbrega, Pavão, Bené, António Oliveira, Flávio, Abel, Seninho, Heredia, Rodolfo, Fernando Gomes e o extraordinário Cubillas. Contudo não logrou qualquer título pois, desafortunadamente para ele, esteve nos últimos anos de um período em que as agruras do futebol passaram pelas Antas. Mais dois ou três anos e saborearia as vitórias que abriram um longo e risonho ciclo, um tempo de gloriosas e inesquecíveis conquistas. Que Lemos merecia.

Dragão Azul Forte disse...

Sr. Silvestre:
Além das fotografias mostradas pelo amigo Dragãopentacampeão, eu tenho mais 3 (a preto e branco) com Lemos - 2 em que festeja dois dos quatro famosos golos e outra na equipa de 1971-72.
Se quiser que lhas mande indique aqui o seu email. Terei muito gosto em partilhar consigo o que tenho sobre o FC Porto. Somos Dragões, não somos? Pois se somos, somos solidários. Um abraço.

Anônimo disse...

Manchester City oferece 100 milhões de euros por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes

"Inimigo Publico" (in Publico)

Anônimo disse...

Recorde mundial?
«O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.»
João Querido Manha
in Record, 04/05/2010

André Teixeira disse...

Boa tarde,

a TMN, empresa de telecomunicações móveis portuguesa, está a enviar hoje, dia 05 de Maio a todos os seus clientes, uma mensagem, para apoiar o "Glorioso" no jogo com o Rio Ave, no Domingo.
Esta vergonha tem de ser denunciada.
Eu TINHA um telemóvel desta rede até hoje.

Saudações desPORTISTAS

Silvestre disse...

Dragão Azul Forte

Obrigado pela atenção e gostaria realmente que mas enviasse, na verdade tenho retirado centenas de fotos do FCP, muitas a preto e branco, de todas as épocas, mesmo as que o nosso FCP não ganhava nada mas isso para mim não é o mais importante, importante é a paixão que tenho ao FCP. Um dia destes vou decorar um quarto lá em casa só com fotos do nosso grandioso clube. o meu mail é: artur.andrade@netmadeira.com, mais uma vez obrigado e fico a aguardar.

Abraço

Dragão Azul Forte disse...

Caro Silvestre:
Tentei um envio para o seu mail, mas falhou. Deve haver algum erro na indicação do seu email. Por favor corrija.
Um abraço.

Silvestre disse...

Dragão Azul Forte

De faco estou com algum problema, agradeço que tente para: resultadosdasemana@gmail.com

Abraço