terça-feira, 15 de janeiro de 2008

COM OS PÉS BEM ASSENTES NA RELVA!

Os onze pontos que separam o FC Porto do seu mais próximo perseguidor bem como a exibição com que o clube nos brindou frente ao Braga pode levar à tentação dos adeptos portistas pensarem que o resto do campeonato será “favas contadas”.

Todos estamos suficientemente avisados pela segunda volta do campeonato passado que nos colocou à beira de um ataque de nervos, pelo que creio não devermos entrar em euforias precipitadas e prematuras.

Ao nível dos adeptos é até saudável que o reconhecimento da classe que os bicampeões têm patenteado seja devidamente realçado já que a Comunicação Social subserviente mantem os holofotes virados para as vulgaridades dos clubes da 2ª circular, dedicando-lhes primeiras páginas enfatizando pequenos episódios para, de algum modo elevar o ego, que os seus comportamentos, quer na Bwin Liga quer na Champions League se tem encarregado de fragilizar.

Contudo, uma coisa é defender a legitima superioridade azul e branca, outra é cair em exageros nefastos que poderão não ter a correspondência com a realidade.

O FC Porto é indubitavelmente a melhor equipa nacional pela sua organização e pela classe dos seus atletas. No entanto, já mais que uma vez, demonstrou esta época que não é uma equipa invencível. Ganhou jogos sem ser brilhante, já foi assobiada pelos seus adeptos e por isso todos devemos estar conscientes das dificuldades que ainda nos espera.

Mesmo os melhores, ao longo de uma época, são susceptíveis de atravessar momentos de forma variáveis. Não é seguro que Lisandro mantenha a sua veia goleadora nem que Lucho continue a render ao mesmo nível. Que Bruno Alves continue intransponível, que Bosingwa se mantenha desconcertante, que Assunção continue como um relógio suíço e Quaresma com a sua magia.

O avançar da época vai trazer certamente algum desgaste físico e psicológico pelas exigências que os diversos objectivos nos colocarão.

Aos adeptos está reservado o seu papel de apoiantes e defensores incondicionais da equipa, nos bons e maus momentos, pois por muito que nos possa custar não é certo que venceremos todos os confrontos que nos faltam.

Dos atletas e equipa técnica espera-se profissionalismo, dedicação, trabalho, consciência de que os títulos se alcançam com suor, vitórias e coragem para os confrontos mais complicados.

O próximo adversário é o Aves para a Taça de Portugal. Há muitos adeptos portistas que tendem a desvalorizar esta prova. Para mim é mais um troféu que o Porto tem a obrigação de tentar vencer. Posso entender uma eventual gestão de recursos do plantel, desde que não se ponha em causa o normal desempenho da equipa. Nunca entenderei qualquer tipo de desinteresse ou alheamento.

Temos que ter a noção que o prestígio do Clube estará presente em todos os jogos, independentemente do adversário. Já escrevi e repito que não gosto de perder nem a feijões. Tenho espírito de Dragão.

Espero que Jesualdo encare este jogo como todos os outros que se seguirão. Somos o melhor Clube português e queremos continuar a demonstrá-lo todos os dias e em todos os jogos.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Completamente de acordo!

jdm.dragão.lisboeta disse...

Confirma-se mais uma boa jogada na gestão do nosso FCPorto, que acaba de anunciar a compra dos restantes 50% dos direitos do jogador Lisandro Lopez por 4,429 milhões de euros, após recusar a proposta do Zenit St. Petersburgo para a sua transferência definitiva.

Assim se faz um Clube Campeão.

Uns, falam, falam, invejam, invejam, caluniam, caluniam... e nada, outros trabalham e são competentes.
Afinal, nada de novo. Para nós, trata-se simplesmente de uma questão de Excelência!