segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

QUARESMA? POIS CLARO!

Ainda que não seja adepto do assobio e até nem concorde com esse acto, respeito quem age dessa forma.

Cada um de nós tem o seu grau de tolerância pelo que considero as reacções a que assisti de muitos adeptos que estiveram no Dragão perfeitamente legítimas.

Haverá jogadores intocáveis?
Naturalmente que não. Sejam eles vedetas ou não.

Pode-se questionar a razão porque outros que ainda nada contribuíram para a excelência do jogo da equipa não tenham sido invectivados da mesma forma.

Creio que a razão é óbvia. É que a qualidade desses não é a mesma. Nesses casos quem deveria ouvir os assobios é quem os põe a jogar ou, no limite, quem os contratou.

Quaresma é o tipo de jogador de quem se espera magia e quando em vez disso nos oferece displicência, infantilidade, arrogância e falta de respeito pelo adversário e pelo público então coloca-se a jeito para ouvir os assobios que aparentemente não o incomodam mas provocaram o chorrilho de asneiras que proferiu nas entrevistas.

Que a massa adepta do Porto está bem habituada é um facto. Efectivamente não temos muito que nos queixarmos. Afinal de contas o nosso Clube continua a dar-nos motivos de orgulho.
Porém, não podemos nem devemos ignorar que o plantel do FC Porto é o mais caro do País. Talvez esteja aqui uma das razões da maior exigência e da menor tolerância para quem , tendo condições para se distinguir pela positiva decide fazer o inverso.

Quando Quaresma entrou no jogo de sábado o marcador encontrava-se em 1-0 e apesar do Aves não ter dado mostras até àquele momento de ser capaz de cometer uma surpresa, nós que estávamos na bancada ansiávamos pelo dilatar do marcador face à diferença de potencial e talvez alguns ainda tivessem bem frescos os resultados e exibições frente ao Atlético e o Fátima.

Ao abordar o jogo como Quaresma o fez provocou o transbordar do descontentamento que já pairava no Dragão em razão do menor acerto de grande parte dos jogadores azuis e brancos.

As reacções do jogador foram para mim surpreendentes e demonstrativas do que se vai lendo na Comunicação Social. Quaresma será transferido no final da época e ele tem a certeza disso.
Aliás o regresso antecipado de Hélder Barbosa terá mais a ver com esse facto do que com a substituição de Sektioui.

Lamento que o atleta não tenha conseguído manter o equilíbrio emocional.

A sua previsível transferência será mais uma a que os portistas também já se habituaram na certeza de que outras estrelas surgirão para dar mais cor à constelação azul e branca.

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro o F.C.Porto ao recomprar os 9% do passe do Quaresma que estavam na posse de um fundo, deu um sinal claro a todos: adeptos, jogador/empresário e anti-portistas que pensavam tirar dividendos da situação, que o assunto morreu. Parabéns à Sad...é assim que se resolvem os problemas. O resto é folclore.