domingo, 20 de abril de 2008

MALHAR NOS MOUROS FOI UMA CRUZADA

Palco do jogo: Estádio do Dragão - Porto
Assistência: 50.199 espectadores
Competição: Bwin LIga - 27ª jornada
Hora do jogo: 20:30h
FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Raúl Meireles (Bolatti 81') e Lucho Gonzalez; Quaresma (Farías 88'), Lisandro Lopez e Tarik Sektioui (Mariano Gonzalez 62')
Suplentes não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira
Árbitro: Bruno Paixão - Setúbal
Marcadores: Lisandro Lopez (7' e 80')
Acção disciplinar: Lisandro Lopez (7') e Fucile (67')


Todos sabíamos que este clássico se revestia de maior importância para o adversário, ainda na luta pelo 2º lugar, do que para os tricampeões.
Talvez por isso e pelo facto do FC Porto ter conseguído marcar cedo, a primeira parte foi algo incaracterística, com os Dragões a acalmar o ritmo procurando guardar a bola, fazendo-a rodar de pé para pé, sem grandes progressões no terreno. Disso tirou partido o adversário que aproveitou para ter mais a bola, para tentar organizar o seu jogo ofensivo, que diga-se em abono da verdade, nunca conseguiu fazer perigar a baliza de Helton.

Na segunda parte viu-se então um FC Porto ao seu melhor nível, comandado por Lucho Gonzalez a desbaratar de forma irreversível a fraca réplica dos candidatos ao segundo lugar, tendo rendido apenas mais um golo, umas vezes por ineficácia outras pelas intervenções do guarda-redes Quim, um dos melhores em campo.

Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lisandro Lopez, Mariano Gonzalez e lucho Gonzalez foram os expoentes dos Dragões.

Este resultado constituiu para mim mais do que a vitória num jogo de futebol. É também a vitória da organização versus desorientação, da classe versus vulgaridade, da consciência versus fanfarronice, dos pés assentes na terra versus megalomania, da política da aquisição de bons jogadores versus lugares na Liga, do reconhecimento versus inveja, do saber fazer versus incompetência, do melhor do futebol versus campanhas difamatórias, de um treinador vesus choramingas, de um Presidente versus pigmeu!

Faltam três jogos para o final do campeonato e agora sim, Jesualdo pode começar a pensar em preparar a final da Taça de Portugal, já que a distância pontual é por demais escandalosa.

Por isso será mais que natural começar a dar descanso aos mais desgastados.
Eu poria no próximo jogo os menos utilizados!

Notas finais:

1ª - Dos seis milhões da trêta só apareceram "meia dúzia"

2ª - Bonita coreografia das bancadas com a palavra tricampeões desenhada pelos adeptos

3ª - Grande e bonito painel da claque O Colectivo

4ª - O sonoplasta do Dragão merece este destaque por ter colocado logo a seguir ao apito final a música dos Trabalhadores do Comércio «CHAMEM A POLÍCIA, OH OH OH, CHAMEM A POLÍCIA» (As minhas desculpas a tão ilustres trabalhadores pela primeira incorrecção)



4 comentários:

Anônimo disse...

A música "Chamem a Polícia" não é dos Taxi mas sim de um grande grupo do Porto: "Trabalhadores do Comércio"

dragao vila pouca disse...

GRANDE PÚBLICO
GRANDE AMBIENTE
GRANDE SEGUNDA-PARTE
GRANDE LISANDRO
GRANDE SUPERIORIDADE
RESULTADO ESCASSO
E NO FIM CHAMEM A POLÍCIA.
Pinto da Costa afirmou na apresentação da taça da europa de bilhar que Licha não sai por preço nenhum.É inegociavel.
Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

O Meu obrigado ao anónimo pela correcção.

Já alterei o texto.

Um abraço

Nicolau d'Almeida disse...

No início do jogo também não ficava nada mal terem passado o "Venham mais cinco" do Zeca Afonso! Assim como inspiração...

Foi um jogo que valeu pela bela festa que se fez no estádio. As claques do Porto estiveram muito bem, mas destaco o Colectivo que esteve sensacional com aquela coreografia.

Por último, mas sem menor importância, Lisandro López. Este argentino é de uma galhardia a toda a prova! Ele joga como se fosse adepto do Porto desde sempre! É um grande modelo de abnegação e dedicação. O jogador do ano, para mim.

E o Paulo Assunção que nunca mais renova?

Vieira cada vez mais sozinho! Retaliou uma das claques do Benfica, disponibilizando bilhetes, em número limitado, apenas para uma delas, devolvendo imediatamente os restantes ao FCP. Parece que brevemente irão haver mais "apertos" no Seixal....

Cumprimentos.