segunda-feira, 11 de maio de 2009

A TODO O GÁS

Concretizado o Tetracampeonato, o FC Porto prepara-se para o assalto ao 1º lugar do palmarés do futebol principal nacional.

A análise que efectuei baseia-se nas provas oficiais nacionais e internacionais, reconhecidas pela FIFA, UEFA e FPF.

A competição em Portugal começou na época de 1921/22, com o Campeonato de Portugal, disputada em sistema eliminatório, que se manteria até 1938/39, dando lugar à Taça de Portugal. Coube ao FC Porto inaugurar a lista dos vencedores ao bater o Sporting, numa finalíssima por 3-1, no campo do Bessa, depois de dois jogos, um na Constituição, com vitória portista por 2-1 e outro em Lisboa, no Campo Grande, com vitória leonina por 2-0.

Estreia da Liga

Todos contra todos, assim mesmo o sistema de campeonato de 1934/35 - chamado Campeonato da I Liga, disputou-se durante mais quatro épocas a par com o Campeonato de Portugal. Teve estreia auspiciosa dos Dragões, sagrando-se o primeiro campeão nacional da Liga.

Em 1938/39, a Federação Portuguesa de Futebol resolveu reformar as provas existentes, substituindo o Campeonato da I Liga pelo Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o Campeonato de Portugal pela Taça de Portugal. Organizou também o Campeonato Nacional da II Divisão.

Foi também o FC Porto a vencer o primeiro Campeonato Nacional e pertenceu à Académica de Coimbra o primeiro triunfo na Taça de Portugal.

Supertaça Cândido de Oliveira

Este troféu apareceu oficiosamente na época de 1978/79, opondo o vencedor do Campeonato Nacional e o vencedor da Taça de Portugal, tendo como vencedor o Boavista. Na época seguinte Sporting e Benfica discutiram o troféu com vitória do Benfica.

A FPF só na terceira época decidiu chamar a si a organização da prova, face ao sucesso das anteriores edições.

O quadro do ranking apresentado abaixo conta com as duas épocas oficiosas dado que ambas tiveram o acordo oficioso da FPF.

Taça da Liga

É a mais recente prova do futebol profissional disputada em Portugal. Foi criada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Participam os clubes que disputam a I Liga e a Liga de Honra.

Provas europeias e mundiais

A primeira participação europeia pertenceu ao Sporting na época de 1955/56, altura em que se inaugurou a Taça dos Clubes Campeões Europeus, eliminado pelo Partizan de Belgrado, na primeira eliminatória.

O FC Porto teria a sua estreia na época seguinte tendo também sido eliminado na primeira eliminatória pelo Atletico de Bilbau. 1987/88 e 2003/2004 foram as épocas de ouro do Dragão, nesta competição. A primeira na versão inicial da prova. A última na mais recente, com a designação de Liga dos Campeões Europeus.

A segunda prova em termos de hierarquia da Uefa era a Taça dos Vencedores das Taças. Nela se reuniam os clubes vencedores das Taças dos seus países. Foi disputada entre 1960/61 e 1998/99. O FC Porto esteve numa final, em 1983/84, perdendo frente à Juventus por 1-2.

Pertence ao Sporting a única vitória portuguesa na prova, em 1963/1964, frente ao MTK Budapest, por 1-0.

A terceira prova da Uefa começou por se chamar Taça das Cidades com Feira. Com esta designação iniciou-se em 1957/58 e terminou em 1998/99, altura em que foi extinta a Taça das Taças, passando a designar-se Taça Uefa.

Foi já neste último formato que o FC Porto foi campeão, em 2002/2003, na final disputada em Sevilha frente aos escoceses do Celtic.

A prova mais recente é a Supertaça Europeia, nascida em 1972, envolve os vencedores da Liga dos Campeões e o da Taça Uefa. O FC Porto é a única equipa portuguesa que já venceu este troféu, em 1987/88 frente ao Ajax, final disputada em duas mãos.

A Taça Intercontinental apareceu em 1960 impulsionada por Santiago Barnabéu que entusiasmado com a Taça dos Campeões Europeus e a Taça dos Libertadores da América propôs o encontro intercontinental. Passou então a disputar-se a taça com esse nome, em duas mãos, nos dois continentes.

A partir de 1980 a Toyota chamou a si o patrocínio revitalizando a prova que decaíra entretanto de interesse, passando a disputar-se num só jogo e sempre no Japão. O FC Porto logrou vencer por duas ocasiões, em 1988 frente ao Peñarol e em 2004 frente ao Once Caldas.

Actualmente e desde 2005 a Fifa substituiu a prova pelo Mundialito que passou a reunir os campeões dos cinco Continentes.

(Clicar no quadro para ampliar)

Faltam 3 títulos ao FC Porto para igualar o Benfica.

Os Dragões poderão reduzir essa diferença se conquistarem a Taça de Portugal na próxima final do Jamor, frente ao Paços de Ferreira e ainda a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao mesmo adversário.

Fontes: Livro de Ouro do Diário de Notícias; Site Futebol Português em Números

2 comentários:

ORGULHO AZUL disse...

http://www.peticao.com.pt/jesualdo-ferreira

aqui fica a petição que criei para fazermos um forcing para o prof ficar

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo, isso é uma questão de tempo, pois pela amostra, a diferença da qualidade do trabalho é abismal e depois, como temos visto, eles continuam a dizer que a culpa é dos árbitros.

Coitados, não entendem nada.

Um abraço