quarta-feira, 6 de maio de 2009

TRÊS TAÇAS COM A MARCA DE PEDROTO

TAÇAS DE PORTUGAL COM FITAS AZUIS E BRANCAS - PARTE II

Apesar de ter chegado à final por mais três ocasiões (1958/59, 1960/61 e 1963/64), só dez anos depois da 2ª conquista, o FC Porto voltaria a conhecer o doce sabor da vitória.

Incapaz de se impor no Campeonato, os azuis e brancos, sob o comando de Pedroto, lograram transformar a edição da Taça de Portugal de 1967/68 num passeio até à final, vergando os seus cinco adversários, ditados pelos sorteios, a copiosas derrotas.


Sobrou para a final, no Estádio Nacional do Jamor, o Vitória de Setúbal que tinha eliminado o Sporting.

As equipas alinharam: FC Porto - Américo; Bernardo da Velha, Valdemar, Rolando e Atraca; Pavão e Custódio Pinto; Jaime, Djalma, Gomes e Nóbrega.

V. Setúbal - Vital; Conceição, Cardoso, Herculano e Carriço; Tomé e Pedras; Guerreiro, José Maria, Petita e Jacinto João.


O árbitro foi Joaquim Campos - AF Lisboa

As dificuldades foram bastantes, mas já esperadas, face a um adversário que não queria ceder. O Setúbal era na altura uma equipa temida e experiente, aparecendo pela quarta vez consecutiva na final da Taça, das quais duas conquistadas.

Foi um FC Porto forte e dinâmico que levou de vencida o Setúbal que até marcou primeiro por Pedras, nos minutos iniciais da partida. O defesa Valdemar, na marcação de um livre directo e o extremo esquerdo Nóbrega, na sequência de um pontapé de canto, viraram o resultado para 2-1 para no final, o capitão Custódio Pinto erguer a Taça.

Na foto da esquerda para a direita, em cima: Bernardo da Velha, Atraca, Rolando, Pavão, Valdemar e Américo; Em Baixo: Jaime, Djalma, Custódio Pinto, Eduardo Gomes e Nóbrega

O quarto troféu aconteceu na época de 1976/77. Jogada apenas a uma mão, o FC Porto mais uma vez treinado por Pedroto, de regresso às Antas, teve uma tarefa perfeitamente facilitada já que o adversário mais difícil, o Sporting, teve de se deslocar ao reduto portista, nos quartos-de-final da prova onde foi derrotado por uns claros 3-0.

A final não se realizou como habitualmente no Estádio do Jamor. Aconteceu no Estádio das Antas, frente ao Braga, por acordo entre os presidentes dos dois clubes.

O maior destaque individual desta final, muito táctica, foi de um jovem avançado portista, Fernando Gomes, que marcou o único golo da partida, coroando a sua soberba exibição.

As equipas alinharam: FC Porto - Torres; Gabriel, Simões, Freitas e Murça; Octávio, Rodolfo e Taí (Seninho); Duda, Fernando Gomes e Oliveira.

Braga - Fidalgo; Artur, Serra Ronaldo e Manaca; Pinto, Beck (Caio) e Marinho; Rocha, Chico Gordo e Chico Faria.


Árbitro: Porém Luis da AF Leiria



Quatro novas finais mal sucedidas (1977/78, 1979/80, 1980/81 e 1982/83) se seguiram até voltar à vitória, a 5ª em 1983/1984. Com Pedroto afastado da equipa por doença, coube ao adjunto António Morais orientar a equipa portista na final frente ao surpreendente Rio Ave, no Estádio do Jamor.


A superioridade do FC Porto foi clara e confirmada com dois golos antes de completada a primeira meia hora, marcados por Sousa (20') e Fernando Gomes (28'). Vermelhinho ainda marcaria aos 38', terminando a primeira parte nuns claros 3-0.

Na segunda parte o cariz da partida não se alterou e Sousa dilatou o marcador aos 52'. O golo de honra do Rio Ave pertenceu a N'Habola (90'). Resultado final 4-1.

As equipas alinharam: FC Porto - Zé Beto (Barradas); João Pinto, Lima Pereira, Eurico e Eduardo Luís; Frasco (Quinito), Sousa e Jaime Pacheco; Jaime Magalhães, Fernando Gomes e Vermelhinho.

Rio Ave - Alfredo; Sérgio, Carlos Brito, Antero e Duarte; Carvalho, Adérito (Pinto), Carlos Manuel e N'Habola; Pires e Casaca.


Árbitro: Vítor Correia da AF Lisboa

Fontes: De 1893 a 2003 - Conquistas Nacionais, de Alfredo Barbosa; FC Porto - 100 Anos de História, de Álvaro Magalhães e Manuel Dias

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Essa taça de 1968/1969, era o início de uma nova era, que lamentavelmente, foi estragada com guerrinhas de alecrim e manjerona, que culminaram com a saída de Pedroto e a sua expulsão do F.C.Porto.

Pagamos um preço muito elevado - 19 anos sem ser campeões - por causa disso.

Um abraço

Anônimo disse...

Notícia do JN, 7-5-2009:
"...ao jogo Chelsea-Barcelona assistiram vários dirigentes do futebol português: Rui Costa e Filipe Vieira, pelo Benfica; Ribeiro Teles e Rita Figueira, pelo Sporting. Mas só Pinto da Costa esteve na tribuna VIP, ao lado de Carlos Queiroz. O presidente do F. C. Porto e Fernando Gomes, administrador da SAD portista, tinham já sido os únicos representantes do futebol português no lanche oferecido pelo Chelsea, para o qual foram apenas convidados, além dos portistas, o seleccionador de Inglaterra, Fabio Capello, o Manchester United e o Real Madrid."
Sintomático...
Fernando Moreira - V.Real