quarta-feira, 20 de maio de 2009

TRÊS TAÇAS DE PORTUGAL

TAÇAS DE PORTUGAL COM TIRAS AZUIS E BRANCAS - PARTE IV

A 9ª TAÇA DE PORTUGAL

Sob o comando de António Oliveira, o FC Porto, em 1997/98 e após a conquista do Tetracampeonato, comemorou a terceira «dobradinha».

No estádio do Jamor, calhou ao FC Porto defrontar o Sporting de Braga, equipa que já tinha eliminado o Sporting e o Benfica, razões mais que suficientes para respeitar a capacidade do adversário.

Foi um jogo de nervos, com o FC Porto sempre em vantagem, dominador, altivo, imponente na sua condição de favorito. O Braga respondeu com uma réplica à altura da importância do jogo, valorizando a vitória portista. Resultado final, 3-1.


As equipas alinharam: FC Porto - Rui Correia; Secretário, João Manuel Pinto, Aloísio e Kenedy; Paulinho Santos, Doriva e Zahovic (Jorge Costa 65'); Sérgio Conceição (Capucho 85'), Jardel (Artur 75') e Drulovic.

Treinador: António Oliveira

Marcadores dos golos: Aloísio (16'), Jardel (24') e Artur (89')

Sporting de Braga: Quim; José Nuno Azevedo, Artur Jorge (Carlitos 53'), Sérgio e Lino; Bajcetic, Jordão, Mozer e Formoso (Bruno 53'); Karoglan e Sílvio (Prokopenko 83').


Treinador: Alberto Pazos

Marcador do golo: Sílvio (48')

Árbitro: Jorge Coroado - AF Lisboa.


Na foto, da esquerda para a direita, em cima: João Manuel Pinto,Kenedy, Rui Correia, Aloísio e Jardel; Em baixo: Paulinho Santos, Zahovic, Drulovic, Doriva, Secretário e Sérgio Conceição

A 10ª TAÇA DE PORTUGAL

Em 1999/2000, com Fernando Fernando Santos ao leme, os Dragões voltaram ao Jamor, agora para defrontar o Sporting.

Final disputadíssima a que não chegou apenas um jogo para decidir o vencedor. No primeiro, o FC Porto cedo mostrou que estava em Lisboa para levar a Taça, mas o Sporting acabou por empatar, levar o jogo para prolongamento e depois para novo jogo.

As equipas alinharam:
FC Porto - Hilário; Esquerdinha, Ricardo Silva, Aloísio e Rubens Júnior (Clayton 45'); Secretário, Paulinho Santos (Rui Barros 35') e Chainho; Capucho, Jardel (Alessandro 105') e Drulovic.


Treinador: Fernando Santos

Marcador do golo: Jardel (3')


Sporting - Scmeichel; Saber, Beto, André Cruz e Rui Jorge (Quiroga 68'); Duscher, Vidigal, De Franceschi (Toñito 80') e Pedro Barbosa (Mpenza 70'); Acosta e Ayew.

Treinador: Augusto Inácio

Marcador do golo: Pedro Barbosa (60')

Árbitro: António Costa - AF Setúbal

Na imagem, da esquerda para a direita: Chainho, Capucho, Drulovic, Esquerdinha, Jardel, Rubens Júnior, Paulinho Santos, Ricardo Silva, Hilário e Aloísio

A finalíssima constituiu uma partida emocionante, onde os jogadores portistas tiveram uma actuação de gala. O domínio azul e branco foi absoluto. A equipa dos Dragões entrou confiante e tudo funcionou como um harmónio. Foi uma grande vitória por 2-0.

As equipas alinharam: FC Porto - Vítor Baía; Secretário, Jorge Costa, Aloísio e Esquerdinha; Chainho, Deco (Domingos 92') e Drulovic; Capucho (Alessandro 92'), Jardel e Clayton (Rui Barros 77').

Treinador: Fernando Santos

Marcadores dos golos: Clayton (48') e Deco (75')

Sporting - Schemeichel; Saber, Beto, André Cruz (Quiroga 42') e Rui Jorge; Duccher, Vidigal, Mpenza e Pedro Barbosa ( Toñito 67'); Edmilson (De Fraceschi 69') e Ayew.


Treinador: Augusto Inácio


Árbitro Lucílio Baptista - AF Setúbal



A 11ª TAÇA DE PORTUGAL

A final de 2000/2001 voltou a conhecer as cores azuis e brancas. Jamor voltou a ser o palco, agora frente ao Marítimo, que contou com forte apoio de madeirenses, benfiquistas e sportinguista, todos unidos num só objectivo: derrotar o FC Porto. Tarefa que se viria a tornar impossível.


O FC Porto mostrou-se desinibido e determinado a terminar a época em glória, já que tinha deixado escapar o título de campeão nacional por apenas um ponto de diferença. Capucho rubricou uma exibição memorável catapultando os azuis e brancos para uma vitória inequívoca, a segunda consecutiva, pela primeira vez.

Na foto da esquerda para a direita, em cima: Capucho, Jorge Costa, Ovchinnikov, Jorge Andrade, Secretário e Paredes; Em baixo: Nélson, Deco, Clayton, Alenitchev e Pena

As equipas alinharam: FC Porto - Ovchinnikov; Secretário, Jorge Costa, Jorge Andrade e Nélson; Paredes (Paulinho Santos 46'), Deco e Alenitchev; Capucho (Folha 85'), Pena e Clayton (Cândido Costa 80').

Treinador: Fernando Santos

Marcadores dos golos: Pena (13') e Alenitchev (79')

Marítimo - Gilmar; Lino, Jorge Soares, Paulo Sérgio, Albertino e Joel Santos (Zeca 80'); Bruno (Sumudica 71') e Iliev (Bakero 64'); Mariano, Quim e Porfírio.


Treinador: Nelo Vingada


Árbitro: Jorge Coroado - AF Lisboa



Fonte: Revista Dragões

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, Taças, Supertaças, campeonatos, Liga dos Campeões, Campeões do Mundo, supertaça europeia, Taça Uefa e hoje, para deixar a marca, a Taça Intercalar.

Um abraço