sábado, 12 de junho de 2010

ALEMANHA 2006

Já com o brasileiro Luiz Felipe Scolari no comando da selecção portuguesa e após um segundo lugar no europeu jogado em Portugal, a equipa nacional parecia ter conquistado uma nova abordagem para as grandes competições.

Inserido num Grupo de qualificação bastante acessível, composto por Letónia, Estónia, Liechtenstein, Rússia, Luxemburgo e Eslováquia, Portugal concluiu a qualificação com 9 vitórias e três empates, estes consentidos frente ao Liechtenstein (2-2), Eslováquia (1-1) e Rússia (0-0), todos na casa dos adversários. Realce para as gordas vitórias caseiras, frente à Rússia (7-1), Luxemburgo (6-0) e Estónia (4-0) e ainda para a vitória extra-muros, frente ao Luxemburgo (5-0).




O sargentão escolheu os seguintes jogadores para o acompanharem à Alemanha:

FC Porto: Ricardo Costa
Braga: Paulo Santos
Sporting:
Ricardo e Caneira
Benfica:
Quim, Petit, Simão e Nuno Gomes
Chelsea:
Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Maniche
Valência:
Miguel e Hugo Viana
Estugarda: Fernando Meira
Everton: Nuno Valente
Barcelona:
Deco
Dínamo de Moscovo:
Costinha
Lyon: Tiago
Inter Milão:
Figo
Fulham:
Boa Morte
Manchester United:
Cristiano Ronaldo
Paris St-Germain:
Pauleta
Saint Étienne:
Hélder Postiga

A aposta incidia, na sua grande maioria, no grupo de jogadores de 2004 e a grande desilusão (ou talvez não) seria a não inclusão do portista Ricardo Quaresma!

O sorteio colocou a equipa das quinas no Grupo D, na companhia de México, Angola e Irão.

A saga começou a 11 de Junho em Colónia, frente a Angola do benfiquista Pedro Mantorras. O resultado foi uma magra vitória por 1-0, golo apontado por Pauleta aos 4'.


A equipa de Scolari alinhou com: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Petit (Maniche 72'), Tiago (Hugo Viana 83'), Cristiano Ronaldo (Costinha 60'), Figo e Simão; Pauleta.


Seguiu-se o Irão, a 17 de Junho, em Frankfurt, com nova vitória, agora por 2-0, com golos de Deco (63') e Cristiano Ronaldo de penalti (80').

A equipa alinhou com: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha e Maniche (Petit 67'); Figo (Simão 88'), Deco (Tiago 80') e Cristiano Ronaldo; Pauleta.


A 21 de Junho, em Gelsenkirchen, Portugal defrontou e venceu o México. 2-1 foi o resultado final, com golos de Maniche (6') e Simão de penalti (24'), reduzindo Fonseca (29').


O sargentão apresentou: Ricardo; Miguel (Paulo Ferreira 61'), Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Caneira; Petit e Maniche; Figo (Boa Morte 80') Tiago e Simão; Hélder Postiga (Nuno Gomes 69').


Portugal, após dois mundiais falhados (México/86 e Coreia-Japão/02), voltava a qualificar-se só com vitórias para os oitavos-de-final, onde nos tocaria a Holanda, que defrontaríamos a 25 de Junho, em Nurembergue. O resultado foi mais uma vitória portuguesa, por 1-0, golo de Maniche aos 23'.

Scolari fez alinhar: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha e Maniche; Figo (Tiago 84'), Deco e Cristiano Ronaldo (Simão 34'); Pauleta (Petit 46').

Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Ricardo, Nuno Valente, Pauleta, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Costinha; Em baixo: Figo, Deco, Maniche, Miguel e Cristiano Ronaldo.

Na eliminatória seguinte (quartos-de-final) de novo a Inglaterra, ansiosa por uma vingança sobre o combinado luso. Mas pouca sorte tiveram, chegados às grandes penalidades (após um 0-0 no prolongamento) tiveram a mesma sorte, que em 2004 e perderiam por 3-1.

Como em 66 Portugal voltava a marcar presença nas meias-finais de um Mundial e não havia um único português que na altura não sonhasse com a taça nas mãos do capitão Luís Figo.


O jogo realizou-se a 1 de Julho, em Gelsenkirchen e a equipa de Scolari alinhou com: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Petit e Maniche; Figo (Hélder Postiga 86'), Tiago (Hugo Viana 74') e Cristiano Ronaldo; Pauleta (Simão 63').


Nas meias surgiu a França que tantas agruras nos tinham causado em confrontos anteriores. Tão fatal quanto o destino, os gauleses tornaram-se uma vez mais nos nossos carrascos. Um golo de Zidane aos 33', de penalti, tirou Portugal da final de Berlim. Depois do Euro 84 e do Euro 2000 a França voltava, numa meia-final, a afastar Portugal de atingir o sonho.

O confronto teve lugar a 5 de Julho. Munique foi a cidade palco. A selecção de Scolari alinhou com: Ricardo; Miguel (Paulo Ferreira 62'), Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha (Hélder Postiga 75') e Maniche; Figo, Deco e Cristiano Ronaldo; Pauleta (Simão 68').


A 8 de Julho, em Estugarda, a selecção de Scolari jogava pelo orgulho e pela medalha de bronze, para deste modo igualar o feito dos Magriços em 66 mas em vão, pois a equipa da casa, Alemanha, venceria por 3-1 e ficava com o 3º lugar do seu Mundial.

Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Ricardo, Pauleta, Nuno Valente, Ricardo Costa, Fernando Meira e Costinha; Em baixo: Maniche, Deco, Simão, Paulo Ferreira e Cristiano Ronaldo

Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Fernando Meira e Nuno Valente (Nuno Gomes 69'); Costinha (Petit 46') e Maniche; Cristiano Ronaldo, Deco e Simão; Pauleta (Figo 77'), foram os protagonistas.

Nuno Gomes (88') foi o marcador do golo português e Petit (60') também marcou, mas na baliza errada e Schweinsteiger fez o resto.

Sem dúvida, o quarto lugar manteve a selecção no estrelato!

Nenhum comentário: